SINTUFF questiona descumprimento de decisão do CUV sobre Comissão Eleitoral
- SINTUFF

- há 2 dias
- 2 min de leitura
O SINTUFF vem a público manifestar-se em relação à condução da Comissão Eleitoral para a escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFF. A resolução do Conselho Universitário (CUV) não deixa dúvidas: “Aprovar a colaboração da Associação dos Professores Inativos da Universidade Federal Fluminense – ASPI-UFF, da Associação dos Docentes da Universidade Federal Fluminense – ADUFF e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal Fluminense – SINTUFF para, em conjunto e sob a Presidência da ASPI-UFF e com decisões colegiadas entre os membros da referida Comissão, assumirem o processo com objetivo de identificar as preferências para escolha de Reitor e Vice-Reitor da UFF para o quadriênio 2026-2030”. A ADUFF declinou do convite, ficando assim as decisões de caráter colegiado a cargo da ASPI-UFF, na presidência da comissão, e do SINTUFF.
No entanto, a ASPI-UFF, de modo unilateral, nomeou 12 dos 14 membros, incluindo docentes, estudantes e técnico-administrativos sem qualquer consulta ao SINTUFF. Nesta decisão, ao SINTUFF restou a indicação de apenas 1 titular e 1 suplente. Assim, a ASPI-UFF, uma associação de professores aposentados, indicou mais técnico-administrativos que o próprio SINTUFF, que representa esse segmento de trabalhadores(as). Além de deliberar sobre sua composição unilateralmente, a ASPI-UFF também encaminhou aos membros indicados um ofício contendo deliberações sobre regras e calendários, sem qualquer reunião prévia.
O SINTUFF já enviou ofício solicitando reunião bilateral com a ASPI-UFF, até o momento sem resposta, pois essas decisões unilaterais são inválidas no nosso entendimento. O processo precisa ser corrigido com urgência, com as tomadas de decisões sendo realizadas no espírito da resolução do CUV, com colegialidade e com proporcionalidade.
Esperamos que a ASPI-UFF e o Gabinete do Reitor entendam que a tomada de decisão apressada sobre os rumos da eleição fere o que foi aprovado no Conselho Universitário e causa insegurança jurídica ao processo. Pleiteamos que a ASPI-UFF e a gestão da universidade, respeitando a legalidade e a resolução do CUV, reiniciem o processo decisório, de forma a resgatar o espírito democrático, infelizmente perdido nesse primeiro momento. O SINTUFF reitera ainda que em nenhum momento afirmou que as suas indicações à Comissão Eleitoral cupririam caráter meramente consultivo, fiscalizador ou figurativo. Desde já aguardamos resposta, em caráter de urgência, por parte da ASPI-UFF e do GAR.








Comentários