top of page

Reitoria da UFF é evasiva sobre aceleração e evita acompanhar outras instituições

  • Foto do escritor: SINTUFF
    SINTUFF
  • há 8 minutos
  • 3 min de leitura

O SINTUFF solicitou à Pro-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através de ofício, uma reunião em caráter de urgência, tendo como pauta a transição para aceleração de progressão por capacitação. A audiência ocorreu, através de plataforma virtual, na terça-feira (3), com a presença da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Aline da Silva Marques.


Não houve nenhum avanço relevante na reunião. A reitoria não se comprometeu de forma cabal com a aplicação da aceleração prevista no acordo de greve e se limitou a expor uma extensa lista de problemas com trâmites burocráticos e relativos ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Contudo, a gestão da UFF até o momento não se dispôs a construir uma nota explicativa acerca destes problemas e quais seriam os encaminhamentos necessários para resolvê-los.


Enquanto a UFF protela, dezenas de universidades e institutos avançam


Dezenas de universidades e institutos, entre os quais a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), já anunciaram oficialmente que aplicarão de forma imediata a transição das regras de progressão por mérito e aceleração por capacitação, conforme previsto na Medida Provisória (MP) 1.286/2024. Estas instituições se basearam na Nota Técnica da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira (CNSC), que reconhece a legalidade do novo regramento e afasta a necessidade de regulamentação complementar.


No Conselho Universitário (CUV), a conselheira Bernarda Thailania (coordenadora do SINTUFF) defendeu a aplicação imediata das novas regras de aceleração na UFF. “Eu acredito que se nós já temos instituições que estão colocando em prática aquilo que foi acordado, a nossa instituição também pode fazer, o que é mais uma forma de reconhecer e valorizar a nós, servidores técnicos, e a nossa atuação profissional aqui dentro", pontuou .


É hora de avançar


O SINTUFF destaca que a reitoria da UFF tem em mãos a oportunidade de demonstrar sensibilidade com os servidores técnicos e de se alinhar a um movimento nacional que fortalece a carreira, reconhece o mérito profissional e estimula a qualificação. A categoria aguarda, com expectativa e legítima cobrança, que a reitoria adote medidas concretas para garantir a efetiva implementação das regras de transição e o respeito aos direitos acordados.


Infelizmente, a postura da reitoria tem sido evasiva, tentando se justificar através de problemas técnicos e no sistema. Em nota a reitoria afirma que: "A UFF reitera seu posicionamento favorável à efetivação da aceleração e trabalha para garantir que a sua aplicação ocorra de forma segura, transparente e juridicamente respaldada. A  gestão administrativa, por meio da PROGEPE, não economizará esforços para garantir que a implementação da nova regra de transição ocorra de forma segura e sem prejuízos aos servidores".


Reitoria da UFF adota posicionamento acovardado


A nota da UFF e o posicionamento da PROGEPE na reunião denotam que a reitoria faz o caminho inversos das dezenas de outras instituições, que primeiramente assumiram compromisso público com a aceleração, para a partir disso resolver os entraves burocráticos. Já a reitoria da UFF, em vez de se comprometer com a medida prevista no acordo de greve e se fundamentar na Nota Técnica da CNSC, prefere se esconder atrás dos problemas de ordem técnica para não assumir, de forma inequívoca, o compromisso com um direito legítimo dos(as) servidores(as). A postura acovardada da reitoria, na prática, economiza esforços e demonstra uma gestão com pouco brio institucional para enfrentar, por exemplo, os bloqueios e limitações de recursos impostos pelo governo.


A aceleração por capacitação é um passo essencial na valorização da carreira e não pode ser adiada indefinidamente. O sindicato seguirá firme no acompanhamento do tema e reforça: é necessário estabelecer prazos urgentes para a aplicação das regras de transição para aceleração na UFF.

Comments


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page