Assembleia mantém greve e elege delegações ao CNG e ao Congresso da CSP-Conlutas
- SINTUFF

- há 59 minutos
- 2 min de leitura

A primeira Assembleia de Greve dos(as) técnico-administrativos(as) em educação da UFF, realizada no dia 24 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Economia, no Campus Gragoatá, aprovou a continuidade da greve, reafirmando o movimento como instrumento para destravar os itens pendentes do Termo de Acordo firmado ao final da última paralisação nacional.
Durante a Assembleia, consolidou-se o entendimento de que o governo federal não cumpriu pontos centrais do acordo, mantendo reivindicações bloqueadas ou sem encaminhamento efetivo. A greve, nesse contexto, é compreendida como necessária para garantir o cumprimento integral do que foi pactuado.
A pauta apresentada pela categoria envolve o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a jornada de 30 horas, o reposicionamento na carreira, a regulamentação da hora ficta, o regime de trabalho 12x60 e a recomposição do reajuste de médicos(as) e médicos-veterinários(as), entre outros pontos que seguem sem solução. No caso do RSC, a proposta apresentada pelo governo impôs novas restrições em relação ao que havia sido acordado na Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira (CNSC), condicionando sua implementação ao orçamento, limitando o acesso a até 75% da categoria e excluindo servidores(as) em estágio probatório. Além disso, o modelo atual de RSC não inclui doutores(as) e aposentados(as).
A Assembleia também reforçou a necessidade de avançar no debate sobre o reajuste salarial a partir de 2027, além de reivindicações relacionadas aos benefícios, como o auxílio-nutrição para aposentados(as) e pensionistas e a equiparação dos auxílios aos valores praticados nos demais Poderes, conforme a pauta unificada apresentada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (FONASEFE).
Como parte das pendências históricas, também foi lembrada a não implementação da racionalização dos cargos, reivindicação acumulada há cerca de duas décadas. A situação dos(as) auxiliares em administração foi destacada como exemplo dessa distorção, uma vez que exercem as mesmas atividades dos(as) assistentes em administração, mas permanecem com remuneração inferior.
Eleição das delegações
A Assembleia também realizou a eleição das delegações do SINTUFF para o Comando Nacional de Greve (CNG) e ao 6º Congresso da CSP-Conlutas. A escolha ocorreu a partir da apresentação de chapas, com votação direta dos(as) presentes.
Para o CNG, foram inscritas duas chapas. A chapa “A luta continua” obteve 48 votos (3 delegeados/as), enquanto a chapa “Oposição unida” recebeu 27 votos (2 delegados/as), definindo a composição da delegação que representará o SINTUFF na instância nacional de organização da greve.
Na eleição para delegação ao 6º Congresso da CSP-Conlutas, também houve duas chapas. A chapa “A luta continua” obteve 46 votos e garantiu a maior parte das vagas, elegendo seis dos nove delegados(as) para o Congresso, que reunirá representações de diversas categorias em âmbito nacional. A chapa “Oposição unida” recebeu 22 votos (3 delegados/as).
Com as deliberações, a Assembleia reafirmou a continuidade da greve e a necessidade de fortalecer a mobilização para assegurar o cumprimento integral do acordo, sem novos condicionamentos ou restrições impostas pelo governo.




Comentários