O seu voto para os Conselhos Superiores faz toda diferença
- SINTUFF

 - há 4 dias
 - 2 min de leitura
 
Saiba que são as chapas, participe da votação e eleja seus representantes
As servidoras e os servidores técnico-administrativos(as) são essenciais para o funcionamento da universidade, garantindo suporte técnico, administrativo e operacional que permite ensino, pesquisa, extensão e atendimento à comunidade. Ter presença nos Conselhos Superiores não é mero detalhe: é condição para que a UFF seja democrática, plural e comprometida com todos os segmentos que a constroem diariamente.
O Conselho Universitário (CUV) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) concentram decisões fundamentais sobre orçamento, carreira, políticas institucionais e acadêmicas, infraestrutura e funcionamento da universidade. A presença técnico-administrativa nesses espaços é essencial para garantir que as pautas da categoria sejam ouvidas e consideradas, impactando diretamente a vida funcional de todos(as) e contribuindo para que a UFF funcione de forma plena, democrática e justa para todos(as).
A representação técnico-administrativa tem papel estratégico na defesa da valorização profissional, da recomposição salarial, da progressão na carreira e de condições dignas de trabalho. Além disso, tem o potencial de exercer função crítica e independente diante de decisões da administração ou de políticas governamentais que possam afetar a categoria.
Atualmente, o CUV é formado por 42 direções de unidade, 26 representantes docentes, além do reitor, vice-reitor e ex-reitor. Das quatro vagas destinadas à comunidade externa, uma também é ocupada por um docente, o que eleva para 72 o número de representantes docentes no Conselho. Em contraste, os(as) técnico-administrativos(as) contam com apenas 6 vagas, enquanto os(as) estudantes possuem 20. Essa discrepância reforça a urgência de ampliar a presença da categoria nas instâncias decisórias da UFF e de reivindicar uma distribuição mais justa das cadeiras.
Chamado à participação
A próxima eleição para os Conselhos Superiores é oportunidade decisiva para afirmar que a categoria técnico-administrativa deve ser protagonista no destino da universidade. Cada voto reforça a voz da categoria. Cada participação fortalece a democracia universitária. A ausência, por outro lado, fortalece a desigualdade já presente nas instâncias de decisão. Vote, participe e fortaleça a representação técnico-administrativa!
Clique aqui e entenda como funciona a votação online
Conheça as chapas inscritas. Basta clicar em cada uma delas para ver os nomes que as compõem.








Comentários