top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Comandos de Greve na UFF avançam em ações unitárias e marcham juntos em atos no dia 9

Atualizado: 8 de mai.

Comandos Locais de Greve de estudantes, professores e técnico-adm. da UFF se reuniram na tarde de sexta-feira (3), na Casa do SINTUFF. Durante o encontro, além de compartilhar informes, representantes dos três segmentos ressaltaram a importância de organizar ao menos uma atividade conjunta de greve semanalmente.


Uma dessas ações unitárias está marcada para quinta-feira (9), 10 horas, no gramado da Reitoria da UFF. O objetivo da atividade é pautar a suspensão do calendário acadêmico e o atendimento das demandas dos servidores do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), que foram ignorados pela superintendência que dirige a unidade hospitalar, em audiência (2) previamente agendada junto à reitoria. Durante a tarde, os três segmentos se juntarão ao ato unificado pela Educação, cuja concentração será no Largo do Machado, a partir das 16 horas, de onde partirá uma passeata até o Palácio Guanabara.


A próxima reunião conjunta dos Comandos de Greve da UFF está marcada para sexta-feira (10), 14h, na sede da ADUFF.

 

Unidade pelo CUV presencial


Haverá a sessão virtual do Conselho Universitário (CUV) da UFF referente ao mês de maio no próximo dia 8. Estudantes e sindicalistas têm denunciado como medida antidemocrática manter, mesmo após encerrada a pandemia, o CUV em modalidade remota. Durante a reunião conjunta dos três segmentos, docentes, estudantes e técnico-administrativos(as) ressaltaram que é imprescindível a retomada das sessões presenciais do CUV e do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPEx), de forma a garantir a real participação democrática da comunidade universitária. Igualmente, as falas reforçaram a importância de ações unitárias para pressionar os conselheiros a dialogarem com os movimentos grevistas.

 

Pela suspensão do calendário acadêmico


A greve da categoria técnico-administrativa foi deflagrada em 11 de março, enquanto docentes e estudantes iniciaram movimento grevista ao final do mês de abril. Houve consenso entre os Comandos de Greve dos três segmentos em cobrar a suspensão do calendário acadêmico, em decorrência da greve. As falas apontaram a importância de denunciar os bloqueios de recursos das universidades pelo governo e reivindicar a recomposição orçamentária. O orçamento da UFF, por exemplo, é insuficiente para completar o ano e deve se esgotar no início do segundo semestre.


Foi formada uma comissão dos Comandos de Greve para construir um panfleto unificado dos três segmentos, assim como uma carta dirigida à reitoria da UFF, com reivindicações das categorias no âmbito interno da UFF.

bottom of page