• SINTUFF

Os presentes de natal que o reitor se recusa a receber


Uma atividade de greve dos servidores da UFF, em protesto contra as negativas do reitor em atender as reivindicações da categoria, ocorreu na manhã desta segunda-feira (17/12), na Reitoria. Foram espalhados dezenas de cruzes e centenas de balões nos jardins simbolizando os leitos fechados no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e as vagas para concurso público que o reitor Antonio Claudio não remeteu ao hospital. Os trabalhadores denunciam que é grave a insuficiência de profissionais para garantir o atendimento à população, Não havendo reposição nem pela UFF e nem pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Os servidores exibiram simbolicamente presentes de natal que o reitor se recusa a receber. Os presentes simbolizam instrumentos legais e recursos com os quais a reitoria poderia manter e ampliar diversas conquistas, principalmente direitos adquiridos pelos servidores ao longo de décadas, como a jornada de 30 horas e o reposicionamento dos aposentados na carreira. São eles a autonomia universitária que permite ao reitor escolhas para preservar direitos e conquistas, a decisão judicial em favor das 30 horas no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) que mostra um caminho legal para a UFF manter essa mesma jornada de trabalho, a verba de 1 milhão para o bandejão em Rio das Ostras que a reitoria não destinou até o momento, as 230 vagas de concurso público às quais o HUAP teria direito para repor pessoal e a UFF não faz esse uso e o princípio legal da decadência para manter o reposicionamento dos aposentados. Em resumo, o reitor é radicalmente intransigente à medida que se faz de desentendido perante os inúmeros caminhos possíveis e evidentes para atender as reivindicações.

Antonio Claudio Nóbrega prometeu durante a campanha, na qual se elegeu, manter a jornada de trabalho vigente há mais de trinta anos, mas agora não está cumprindo seu compromisso eleitoral. A greve dos servidores perdura há mais de dois meses. Na quarta-feira (19/12) a categoria realizará nova assembleia para definir os próximos passos do movimento paredista.

#reitoria #reitor #natal

92 visualizações

Endereço:
Rua Coronel Tamarino, nº 37 - Gragoatá

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

contato@sintuff.org.br

Telefones: (21) 2717-9292 / 3604-1800

© 2013

by Marcello Bertolo

  • Blogger Square
  • b-facebook
  • Google Round
  • Twitter Round
  • b-youtube