top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Avança a mobilização de greve


A Assembleia de Greve de 21/11 demonstrou um avanço da greve, com o aumento do comparecimento da categoria, especialmente de novos servidores. A grande presença da categoria surpreendeu devido ao longo recesso da UFF e ao pouco tempo disponível para a sua convocação. Por amplíssima maioria, a assembleia, realizada durante o evento da Semana da Consciência Negra em homenagem a Marielle Franco, deliberou pela continuidade da greve em defesa das 30 horas e contra o ponto eletrônico. Estiveram presentes representando a FASUBRA a coordenadora Melissa Elaine Campos e o coordenador Luan Diego Badia, que fizeram uma saudação à Assembleia. Durante o evento da Consciência Negra, esteve presente a coordenadora da FASUBRA, Valdenise Ribeiro. Representando o SEPE-Niterói, Lilian Azevedo também saudou a assembleia em nome desta entidade.

Tentativa de mobilizar contra a greve pelo Whatsapp é frustrada

Um pequeno grupo de servidores contrários à greve tentou organizar pelo Whatsapp uma mobilização para votar o fim do movimento paredista na Assembleia. A tentativa foi um rotundo fracasso. De fato o comparecimento à Assembleia cresceu muito, com a presença de muitas caras novas, mas para defender a continuidade da greve.

Apesar da Assembleia ser amplamente democrática e garantir o direito a fala para todas e todos, nenhum dos contrários à greve se inscreveu para defender suas posições. A prática de fugir do debate e resolver as coisas pelo Whatsapp não funciona entre os servidores da UFF, que deram uma contundente resposta enchendo a assembleia, aplaudindo euforicamente as falas em defesa das 30 horas e votando massivamente pela continuidade da greve. Todos os coletivos que atuam na categoria se manifestaram pela greve. Os poucos votos pelo fim da paralisação foram acompanhados por uma sonora vaia da base presente.

Foto: Zulmair Rocha

bottom of page