top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Ocupando as ruas, é lançada a Frente em Defesa das Instituições de Ensino Superior


Servidores, docentes e estudantes ocuparam as ruas na tarde de 19/10 para defender a educação pública frente aos ataques dos governos Temer e Pezão. O ato marcou o encerramento da atividade de lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior, realizada na Concha Acústica da UERJ, com a presença de entidades sindicais, entidades estudantis, movimentos sociais, parlamentares e reitores.

Um dos motes principais do ato foi a luta contra os cortes de verbas e fechamento das universidades estaduais (UERJ, UENF e UEZO), que sofrem com os atrasos nos salários e décimo-terceiro dos servidores públicos e o cada vez mais latente sucateamento destas instituições. Diante da situação de calamidade e atrasos nos vencimentos, docentes e técnicos-administrativos da UERJ, UENF e UEZO encontram-se em greve.

O SINTUFF mais uma vez se fez presente com uma expressiva representação, que saiu de Niterói para participar na UERJ do lançamento da Frente e da manifestação nas ruas em seguida. Entidades filiadas à FASUBRA, vindas de todo o país, engrossaram as atividades, tendo em vista que estavam no Rio de Janeiro para a Plenária Nacional da federação.

A Polícia Militar, sob as ordens do governador Pezão, mais uma vez partiu para violência, reprimindo os manifestantes. O governo corrupto do PMDB, além de roubar violentamente os cofres públicos e atrasar salários dos servidores, ainda utiliza o aparato de Estado e o dinheiro público para atacar com bombas quem protesta contra esses absurdos. Os policiais atiraram bombas de efeito moral e gases contra os servidores, docentes e estudantes, ferindo pessoas e colocando-as sob risco de atropelamento. Apesar da truculência, o ato se manteve firme na rota prevista, se encerrando no IFRJ Maracanã.

bottom of page