top of page

SINTUFF repudia a perseguição aos estudantes da USP

  • Foto do escritor: SINTUFF
    SINTUFF
  • 8 de jun.
  • 1 min de leitura

O SINTUFF manifesta solidariedade aos(às) estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que vêm sendo alvo de inquéritos e medidas de investigação após participarem da ocupação da Reitoria e das mobilizações em defesa de seus direitos.


Recebemos com indignação as denúncias de intimações e tentativas de acesso a documentos e aparelhos eletrônicos deixados no local da ocupação. Muitos desses materiais permaneceram na Reitoria porque seus proprietários foram impedidos de recuperá-los durante a ação policial ou porque priorizaram a proteção de outras pessoas diante da repressão promovida pela Polícia Militar.


É inaceitável que estudantes sejam submetidos a novas formas de violência e intimidação por terem participado de uma mobilização legítima. A utilização de instrumentos policiais e judiciais contra o movimento estudantil representa uma tentativa de criminalizar a organização coletiva e de criar um ambiente de medo dentro da universidade.


O SINTUFF defende o encerramento dos inquéritos e procedimentos voltados contra os(as) estudantes mobilizados(as), o respeito às garantias democráticas e o fim de qualquer forma de retaliação aos participantes da ocupação.


Também nos somamos às vozes que denunciam a presença e a atuação repressiva da Polícia Militar no campus, reafirmando a defesa da autonomia universitária e do direito da comunidade acadêmica de se organizar e lutar sem perseguições.


Toda solidariedade aos(às) estudantes da USP.


Lutar não é crime.

Nenhum(a) estudante deve ser perseguido(a) por defender seus direitos.

Comentários


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page