Nota de apoio à greve petroleira
- SINTUFF

- há 4 dias
- 1 min de leitura
O SINTUFF manifesta total solidariedade aos petroleiros e petroleiras de todo o país que deflagraram Greve Nacional em defesa do Acordo Coletivo de Trabalho 2025–2026, por reajuste salarial digno, preservação de direitos históricos e contra os ataques promovidos pela direção da Petrobras.
A greve, aprovada em assembleias da categoria, é uma resposta legítima à postura intransigente da empresa, que insiste em propostas rebaixadas, com arrocho salarial, retirada de direitos, ataques aos aposentados e precarização das condições de trabalho, enquanto mantém a política de distribuição bilionária de dividendos aos acionistas.
É gravíssima a opção da direção da Petrobras pela repressão, com acionamento da Polícia Militar para intimidar e criminalizar o movimento grevista. As prisões arbitrárias de dirigentes e ativistas sindicais, como ocorrido na Reduc e no Complexo Boaventura, configuram um ataque direto ao direito constitucional de greve e à liberdade de organização sindical.
O governo federal, como controlador da Petrobras, tem responsabilidade política direta sobre essas ações. Não é admissível que se tolere repressão policial contra trabalhadores(as) em luta por direitos.
O SINTUFF repudia a criminalização da greve, se soma à exigência do fim imediato da repressão e defende a abertura de negociações reais, com atendimento às reivindicações da categoria petroleira.
Toda solidariedade aos petroleiros e petroleiras em greve.
Em defesa do direito de greve, das liberdades sindicais e de um ACT justo.








Comentários