top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Greve Nacional: CUV suspende atividades regulares da UFF no dia 18


Foto: Jesiel Araujo

As entidades representativas dos três segmentos da universidade (ADUFF, DCE e SINTUFF) apresentaram proposta de resolução ao Conselho Universitário (CUV) pela adesão institucional da universidade ao Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações no dia 18 de março. A proposta foi aprovada pela quase totalidade dos conselheiros presentes (4/3). Apenas o conselheiro Heitor Luiz Soares de Moura votou em outra proposição, por ele mesmo apresentada.

Durante o debate, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF), Alessandra Siqueira Barreto, fez um adendo para que a resolução explicitasse que as atividades da UFF no dia 18 seriam externas, o que foi agregado à proposta. Sendo assim, não haverá necessidade dos servidores técnico-administrativos e docentes baterem ponto e os estudantes não receberão falta.

O texto da resolução considerou, como motivos para adesão institucional da UFF aos protestos, o corte de verbas da educação previsto pelo governo para 2020 – que será de 21 bilhões de reais – e os diversos ataques à universidade pública, tais como a violação da autonomia universitária, a intimidação de conselheiros universitários com processos administrativos (PADs), a extinção de cargos, ameaças de suspensão de progressões e benefícios das carreiras.




bottom of page