top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

SINTUFF repudia ameaças terroristas contra a comunidade da UFF

Atualizado: 18 de out. de 2023

Mensagens contendo ameaças terroristas contra a UFF foram enviadas a e-mails institucionais da comunidade acadêmica na manhã de 25/9. A reitoria da universidade ao ser informada reforçou a segurança, a vigilância dos campi e acionou os órgãos de competência para iniciar uma investigação da origem destas ameaças.

O teor criminoso contido nas mensagens faz ameaças muito violentas à comunidade da UFF, de conteúdo racista, misógino e LGTBQIA+fóbico. Indivíduos com esta visão de mundo discriminatória, violenta e deturpada, após os quatro anos de governo Bolsonaro, se sentiram fortalecidos para intensificar ataques e ameaças contra os segmentos mais discriminados e oprimidos da nossa sociedade. É preciso repudiar essas ações covardes e dar uma resposta.

O intuito desses ataques, acima de tudo, é fragilizar a capacidade de mobilização política, produção de ciência e conhecimento das universidades públicas, facilitando o caminho das políticas reacionárias, autoritárias e fascistas. O objetivo é intimidar todo nosso acúmulo de lutas, avanços e conquistas contra as diversas formas de opressão, poucos dias após a derrota do famigerado Marco Temporal no STF.

Cobramos uma investigação profunda, célere e assertiva que identifique com urgência os responsáveis pelas ameaças e os mesmos sejam severamente e exemplarmente punidos. Além disso, essa luta se soma à exigência de punição aos golpistas do 8 de janeiro, não apenas os executores das ações, os “peixes pequenos”, mas também a Bolsonaro, demais mentores intelectuais (incluindo militares) e empresários financiadores, tendo em vista que essas ações são encorajadoras de toda s essas ameaças e atos violentos verificados nos últimos tempos.

Compartilhamos a preocupação já expressa pelo DCE-UFF Fernando Santa Cruz, através da qual “recomendamos, ainda, que não sejam amplamente divulgados prints nem informações que, conforme são repassadas, acabam sendo distorcidas e gerando mais medo”.

O SINTUFF se soma ao DCE e à ADUFF para cobrar providências tanto por parte da universidade quanto do poder público de forma geral para a proteção da nossa comunidade em primeiro lugar, assim como identificação e punição aos criminosos que se escondem nos esgotos da internet para nos ameaçar!


bottom of page