top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

SINTUFF leva a maior delegação a Encontro Nacional da FASUBRA



O X Encontro dos Aposentados(as), Aposentandos(as) e Pensionistas promovido pela FASUBRA reuniu servidores de todo o país para debater temas relativos à aposentadoria e à qualidade de vida na terceira idade. Sendo bastante ativo neste segmento, o SINTUFF levou a maior delegação ao Encontro, com 34 companheiras e companheiros.

A instalação da primeira mesa contou com a presença de diversos representantes da Coordenação da FASUBRA Sindical. No primeiro dia (15/9) foram abordados os temas “Racismo e Etarismo” e “Mulheres, o direito de envelhecer com liberdade, autonomia e direitos sociais”. (Fonte: FASUBRA Sindical)

Em meio à campanha salarial, onde o governo federal oferece um montante que não garante sequer 1% de reajuste salarial, os painéis de abertura foram amplamente dominados por representantes desse mesmo governo, uma sinalização que vai na contramão da necessária independência política para conduzir as lutas da categoria, entre ativos, aposentados e pensionistas.


Carreira e Relações de Trabalho


No segundo dia, houve a mesa sobre Carreira e Relações de Trabalho. Compuseram o painel os seguintes convidados: Marcelo Rosa (Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA); Cláudia Lóssio (representante Coordenação Jurídica e de Relações de Trabalho da FASUBRA) e Dr. Cláudio Santos – Jurídico da FASUBRA. O Dr. Cláudio Santos apresentou um documento que pode ser acessado no site da FASUBRA (fasubra.org.br). Trata-se do e- book “Aposentadoria dos Servidores Públicos ao longo dos anos”. (Fonte: FASUBRA Sindical)


Qualidade de vida e felicidade


No domingo (17/9), último dia do X Encontro de Aposentados (as), Aposentandos (as) e Pensionistas da FASUBRA foram compostas duas importantes mesas com temáticas que geraram muito engajamento, participação, deixando transcorrer a emoção de todos os participantes. Poesia, música e histórias de vida foram destaques do encontro.

Abordando o tema “Vida Após Aposentadoria”, o evento contou com a presença da jornalista Laurence Noleto Alves, carinhosamente conhecida como Nonô. Sua fala foi repleta de amorosidade e empatia. Uma linda história de vida com muita coragem, lutas e conquistas.

Expondo sobre o tema “Atividade Física e Saúde na Terceira Idade”, a professora de Educação Física, Marina Grassi, relatou também sobre passagens da sua história de vida, além de motivar a todos a praticarem atividades físicas com alegria, garantindo qualidade de vida com saúde física e mental. (Fonte: FASUBRA Sindical)


Infelizmente, o reposicionamento não teve destaque no Encontro


A lamentar, mais uma vez o tema do reposicionamento não teve nenhum destaque ao longo do Encontro. Já é costumeiro que os congressos, plenárias e atividades da Federação ignorem esse tema, como se não fosse pertinente ou de interesse da maioria dos dirigentes. O SINTUFF lamenta essa postura e trava sem o suporte da Federação a batalha para defender essa conquista na UFF. O mesmo ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde os aposentados perderam esse direito sem qualquer esforço da FASUBRA em auxiliar o sindicato local.

No entendimento do SINTUFF, a correção da injustiça contra os aposentados no Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) deveria ser uma prioridade nas exigências de aprimoramento da carreira, com a cobrança que o reposicionamento fosse inserido de forma explícita na Lei nº 11.091, de forma a equiparar as carreiras das pessoas da ativa e das que já se aposentaram. Da mesma forma a FASUBRA deveria cobrar junto ao governo que não houvesse nenhum corte desse direito onde ele foi conquistado. A delegação do SINTUFF fez os esforços necessários para que houvesse alguma ênfase para esse tema ao longo do Encontro, levando faixas e vestindo camisetas com dizeres em defesa do reposicionamento e por reajuste salarial.


Kommentarer


bottom of page