SINTUFF fortalece a mobilização no interior com visita a Oriximiná
- SINTUFF
- 18 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de out.

O coordenador geral do SINTUFF, Wagner Peres, esteve em Oriximiná (PA) entre os dias 15 e 17 de setembro, onde visitou a Unidade Avançada José Veríssimo (UAJV) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A agenda incluiu reuniões coletivas, atendimentos individuais e diálogo com a gestão local, reforçando o compromisso do sindicato com os campi do interior.
Na terça-feira (16), foi realizada uma reunião com os(as) servidores(as), tendo como pauta central a mobilização da categoria contra a Reforma Administrativa e pela implementação integral do acordo de greve. No encontro, os(as) trabalhadores(as) também denunciaram problemas locais, especialmente os(as) lotados(as) no Hospital e Maternidade São Domingos Sávio. Desde que a administração da unidade deixou de ser responsabilidade da UFF e passou à Prefeitura de Oriximiná, foram relatadas dificuldades no diálogo com a gestão e falhas na elaboração das escalas de trabalho.
Os(as) servidores(as) enfatizaram que, apesar do convênio existente entre a UFF e a Prefeitura, continuam vinculados(as) à universidade e não são cedidos(as). Ressaltaram ainda que, em reunião anterior, o reitor Antônio Cláudio se comprometeu a garantir que ninguém seria transferido sem consentimento, assegurando inclusive a possibilidade de retorno imediato para a UFF. Nenhum(a) servidor(a) assinou documento concordando com cessão.
A precariedade da estrutura também foi apontada como um entrave à oferta de um atendimento de qualidade à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a visita às instalações da UFF e da maternidade, a coordenação do SINTUFF constatou que a falta de recursos compromete a manutenção da infraestrutura, cobrando da Reitoria da UFF a destinação de mais verbas para a unidade.
Na quarta-feira (17), Wagner Peres realizou atendimentos individuais, orientando servidores(as) sobre seus direitos e encaminhando casos específicos para o setor jurídico do sindicato. Também se reuniu com a assessoria da Direção da Unidade Avançada José Veríssimo, que se comprometeu a acompanhar e encaminhar as demandas apresentadas, em especial as relacionadas às escalas.
Outros problemas relatados incluem a ausência de condições adequadas de trabalho, como a falta de combustível para atividades de campo, além da carência de suporte da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e de maior atenção da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), responsável pela unidade.
O SINTUFF reforça que valoriza os campi do interior e seguirá ampliando a presença sindical nessas unidades, seja no interior do Estado do Rio de Janeiro, seja em Oriximiná, fortalecendo a luta pela defesa dos direitos e pela melhoria das condições de trabalho e estudo.
Comentários