top of page

SINTUFF convoca categoria a votar para a reitor(a) e repudia falta de democracia no processo eleitoral

  • Foto do escritor: SINTUFF
    SINTUFF
  • 6 de mai.
  • 2 min de leitura

A Assembleia de Greve do SINTUFF, realizada nesta terça-feira (5), aprovou a seguinte resolução acerca do processo de consulta eleitoral para a Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), cuja votação está marcada para os dias 12 e 13 de maio. A deliberação expressa a posição da categoria técnico-administrativa diante das restrições impostas ao processo eleitoral, das práticas consideradas antidemocráticas na condução da consulta e da necessidade de ampliar a participação da comunidade universitária como elemento fundamental para a defesa da democracia interna da universidade.


Considerando o processo de consulta eleitoral em curso para a Reitoria da Universidade Federal Fluminense;

Considerando que a condução do processo pela Comissão Especial tem sido marcada por decisões que restringem a participação e comprometem o caráter democrático da consulta;

Considerando a anuência e responsabilidade da atual gestão da universidade na validação dessas práticas;

Considerando a importância da ampla participação da comunidade universitária como princípio fundamental da democracia interna;


A Assembleia do SINTUFF resolve:


1. Convocar a categoria a participar ativamente do processo eleitoral, comparecendo à votação como forma de enfrentamento às práticas antidemocráticas e restritivas e de afirmação do compromisso com a democracia universitária, a exemplo da consulta eleitoral em 2022, quando a participação do segmento técnico-administrativo superou o quórum do segmento docente.


2. Questionar publicamente a redução do período de votação de três para dois dias, medida que restringe a participação, especialmente do segmento estudantil, dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) em regime de plantão no HUAP e daqueles(as) em trabalho remoto, híbrido ou em greve, exigindo o restabelecimento de três dias de votação.


3. Manifestar publicamente repúdio à ausência da Chapa 1 no debate promovido por ADUFF, SINTUFF e DCE UFF, bem como ao conteúdo divulgado pela chapa ao se referir a essas organizações como “algumas entidades”. Tal caracterização expressa postura de desdém e deslegitimação das representações oficiais dos três segmentos da universidade, que organizam e expressam as demandas de docentes, técnico-administrativos(as) e estudantes, atuam na defesa de direitos e condições de trabalho, permanência e estudo, e têm papel central nos processos de mobilização em defesa da universidade pública. Trata-se de atitude incompatível com o compromisso esperado de quem pretende dirigir a universidade.


4. Denunciar que a Comissão Especial buscou se furtar à realização de debates entre as chapas, alterando sua postura apenas após pressão da comunidade universitária e da iniciativa autônoma das entidades representativas em realizar um debate entre as chapas.


5. Denunciar o caráter antidemocrático da constituição da Comissão Especial, marcada pela exclusão do SINTUFF de participação efetiva, em desacordo com deliberação anterior do Conselho Universitário. Tal distorção decorre ainda de alterações impulsionadas pelo grupo político da atual reitoria, que concentraram a organização da consulta eleitoral em apenas uma entidade, esvaziando a representação plural e comprometendo a legitimidade do processo.

Comentários


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page