top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Resposta às Comissões Eleitorais dos Conselhos e da CIS sobre empréstimo de urnas

As Comissões Eleitorais dos pleitos para os Conselhos Superiores e a CIS solicitaram o empréstimo pelo SINTUFF de 75 urnas para realização desses processos, cujo encerramento ocorre com uma distância de dez dias para as eleições do SINTUFF. A Coordenação Executiva do SINTUFF se reuniu, aprovou a seguinte resposta que tornamos pública:


No dia 16 de maio de 2023, o SINTUFF e toda a bancada de conselheiros técnico-administrativos enviou ofício às Comissões Eleitorais para representação dos Conselhos Superiores, da CIS e ao Gabinete do Reitor alertando que era uma temeridade realizar estes processos eleitorais de forma concomitante ao processo eleitoral do sindicato, com argumentos categóricos sobre os diversos inconvenientes oriundos dessa decisão. Tais comissões desconsideraram integralmente os argumentos do sindicato representativo da categoria e de todos os representantes técnico-administrativos nos conselhos, entendendo que Comissões formadas majoritariamente por pessoas de fora da categoria detinham a melhor compreensão do que deveria ser feito.


Ao solicitar o adiamento das eleições dos Conselhos Superiores e da CIS, escrevemos que o sindicato “se dispõe a contribuir amplamente para a realização dos processos eleitorais nestes marcos”, ou seja, com a remarcação da data. Os marcos por nós proposto foi recusado, tendo a seguinte resposta por parte das Comissões Eleitorais no dia 17 de maio de 2023: “há condições materiais suficientes para realização de ambos os pleitos, de maneira presencial, com ampla participação da comunidade”. Evidentemente que esta resposta denota que já havia as urnas necessárias para realização do pleito.


Em condições normais, sem eleições concomitantes com as do nosso sindicato, emprestaríamos todas as urnas que dispomos ao processo e nos dedicaríamos a conseguir outras. Ocorre que hoje o SINTUFF não dispõe nem mesmo da quantidade de urnas necessárias para a sua própria eleição, tendo que recorrer a empréstimos por outras entidades. Em relação às poucas urnas que temos, não há possibilidade de as colocarmos sob risco de serem danificadas ou não retornarem a poucos dias da eleição do SINTUFF, o que ameaçaria o bom andamento do nosso próprio processo eleitoral .


Essa situação só reforça o equívoco da realização as eleições dos Conselhos e da CIS em datas tão próximas às do sindicato, ainda mais quando já era de conhecimento público a data das eleições do SINTUFF desde o dia 30 de março. Importante mencionar que em reunião no dia 30 de janeiro de 2023 com a chefe do Gabinete do Reitor, o sindicato propôs que a eleição para os conselhos fosse no mês de março, ou no máximo em abril, devido às eleições do SINTUFF. O que se avizinha no momento é o início de campanhas eleitorais com imensa confusão de números das chapas, com a categoria tendo muita dificuldade em entender quem concorre para qual cargo e quem tem direito a voto ou não em cada um dos processos eleitorais em curso.


Infelizmente, para não colocar o processo eleitoral do próprio sindicato a perigo, não poderemos proceder o empréstimo das urnas dos dias 16 a 26 de junho. Esse fato nos entristece, pois temos imensa estima e vontade política em contribuir para as escolhas de representantes técnico-administrativos nos espaços institucionais da UFF. Esperamos que os fatos acima narrados sirvam de motivação para conseguirmos daqui em diante construir reais pontes de diálogo com as Comissões Eleitorais, de forma a colaborar nestes processos eleitorais tão relevantes para a nossa categoria, num processo de escuta que não haja recusa global dos argumentos que são apresentados, especialmente quando os mesmos partem de tão expressivas representações do nosso segmento universitário.


A despeito das divergências acerca dos encaminhamentos dos processos eleitorais, manifestamos nossa estima pelos integrantes das Comissões Eleitorais e o desejo que os pleitos transcorram com serenidade, representatividade, ampla democracia e participação da categoria.

Atenciosamente,

Coordenação do SINTUFF





Comments


bottom of page