top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Reitor chama adicional de insalubridade de “vantagem econômica”


O reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega notificou extrajudicialmente o SINTUFF em decorrência de mensagens contidas em outdoors veiculados pelo sindicato. Na notificação, o reitor considera que o devido direito ao adicional de insalubridade em grau máximo aos servidores em atividade no HUAP é uma “vantagem econômica” e acusa o sindicato de tentar auferir “vantagem econômica para si e seus associados”. Na notificação, o reitor reclama de ter a sua pessoa pública correlacionada aos óbitos no HUAP. O SINTUFF em nota afirma:

“A mensagem do outdoor sequer chega a culpabilizar o reitor pelas mortes, apesar de haver diversos fatos que comprovam negligência por parte da gestão, como o não afastamento de servidoras do grupo de risco. Não há qualquer calúnia, mentira ou injustiça contra o reitor.”

O reitor exige a retirada dos painéis, mesmo sendo de conhecimento público que um deles já foi retirado clandestinamente, e veiculação de retratação nestes mesmos espaços em um prazo de 24 horas. Sobre essa postura, o SINTUFF já respondeu em nota:

“A reitoria deveria concentrar suas forças em reparar a verdadeira injustiça que é manter trabalhadores em situação de risco sem receber o devido adicional. Na prática gasta energia em uma campanha autoritária para censurar uma crítica política, numa conduta que atenta contra a liberdade sindical.”

A reitoria exigiu celeridade em uma retratação na mesma data em que se completam três meses que a gestão do HUAP reconheceu a contaminação cruzada em todo hospital e indicou a extensão do adicional para toda área assistencial, sem qualquer avanço por parte dos gestores da UFF nesse sentido. A concessão de adicional de insalubridade a todos que estão na linha de frente é uma medida legal, humana e em respeito a quem dedica e arrisca sua vida dentro de um hospital, não uma vantagem econômica como deduz a notificação emitida pelo reitor.




bottom of page