Mudanças no Plano de Carreira já aparecem no SouGov
- SINTUFF
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
Após forte mobilização da categoria, com atos realizados em diversas regiões do país, o governo deu início à implementação da reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) no Sistema de Administração de Pessoal (SIAPE). Com isso, os servidores já podem consultar o reposicionamento no sistema.
Um exemplo desse ajuste é o caso de um assistente em administração que, antes posicionado no nível D, padrão 416, foi diretamente transferido para o padrão 19 da nova tabela. Para aqueles que ainda não atingiram esse patamar, há a possibilidade de progressão por mérito até o teto da tabela. O lançamento dessas mudanças no sistema ficará a cargo das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas, assim que ele estiver disponível.
Os servidores podem acessar essas informações por meio do sistema SouGov:
🔍Como fazer?
1️⃣ Acesse Cadastro
2️⃣ Vá em Meu Perfil
3️⃣ Clique em Meus Dados Funcionais
4️⃣ Selecione Cadastro Funcional
5️⃣ Verifique em Cargo de Emprego
⚠️ Importante: Ainda não consta a aceleração, apenas o reposicionamento na tabela!
Descumprimento do acordo e estado de greve
Apesar de ser importante a informação sobre a reestruturação do PCCTAE, o governo ainda não implementou diversos itens do acordo de greve. Entre eles, a Aceleração da Progressão por Capacitação segue sem andamento, travada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que ainda não respondeu sobre a resolução já aprovada pela Comissão Nacional de Supervisão do PCCTAE do Ministério da Educação (CNSC/MEC). Além disso permanecem indefinidos o reposicionamento dos(as) aposentados(as), o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a jornada de 30 horas, a escala 12 por 60, entre outras pautas tratadas nos Grupos de Trabalho junto ao governo. Além disso, os médicos e médicos veterinários seguem com o reajuste cortado pela metade.
Diante desse cenário e do descumprimento dos compromissos assumidos pelo governo, o SINTUFF deliberou, em assembleia, pela entrada em estado de greve a partir de 1º de abril, reforçando a necessidade de manter a categoria mobilizada para pressionar pelo atendimento das demandas pendentes.
O que é ‘estado de greve’?
O ‘estado de greve’ é uma decisão coletiva tomada em assembleia e sinaliza que a categoria está alerta e pronta para deflagrar uma greve caso as negociações não avancem. Diferente da paralisação total das atividades, ele funciona como um instrumento de pressão, permitindo a intensificação das mobilizações, a organização logística de uma eventual greve e a manutenção do engajamento da base.
Commentaires