top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Empossada nova gestão do DCE-UFF


Foi empossada a nova gestão “Pra Virar o Jogo”, recém-eleita, do DCE-UFF Fernando Santa Cruz, entidade de representação e luta das e dos estudantes da Universidade Federal Fluminense. A solenidade (1/12) ocorreu durante o Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos de posse da nova gestão do DCE Fernando Santa Cruz, com a presença do SINTUFF e da ADUFF.

As eleições do DCE transcorreram no mês de novembro e sagrou-se vitoriosa a Chapa 2 Pra Virar o Jogo, com 7.917 votos (68%), mais que o dobro dos votos da chapa vinculada à reitoria. A chapa vitoriosa recebeu o apoio das entidades sindicais da UFF, devido à parceria constante nos processos de luta frente ao governo Bolsonaro e à reitoria.

A gestão anterior do DCE-UFF foi, infelizmente, marcada por conflitos com o SINTUFF, tendo atuado em parceria com o reitor contra os interesses da nossa categoria em diversos momentos. No Conselho Universitário, os representantes estudantis do antigo DCE votavam constantemente com a reitoria, contrariamente às posições que eram expressamente majoritárias no movimento estudantil e sindical. Chegaram até mesmo a publicar nota de repúdio contra o SINTUFF e de apoio ao reitor, devido a uma cobrança pública que o sindicato fez à reitoria, para que a mesma não reproduzisse o negacionismo do governo Bolsonaro no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). A nota repercutiu mal entre os estudantes, que estranharam e criticaram o teor bajulatório ao reitor.

O resultado das eleições do DCE expressou que os estudantes desejam uma entidade autônoma perante a reitoria para representar os interesses do corpo discente e não os do reitor. Da mesma forma o resultado das eleições para a reitoria da UFF no HUAP reforçou que as críticas feitas à reitoria e à EBSERH procediam, tendo a atual reitoria sido rechaçada por quase 90% dos servidores votantes do hospital.

bottom of page