top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Eleições dos conselhos próximas às do SINTUFF são uma temeridade


O SINTUFF recebeu recentemente a informação que a Comissão Eleitoral nomeada pela reitoria propôs marcar as eleições de representantes técnico-administrativos nos conselhos superiores (CUV, CEPEx, CUR) e para membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) para os dias 18, 19 e 20 de junho, com inscrição de chapas no dia 12 de maio. Esta data coincide com a campanha eleitoral para o SINTUFF, cuja eleição é apenas duas semanas depois. Além disso, uma inscrição de chapas já na próxima semana, sem prévio aviso é um ato bastante antidemocrático, tendo em vista o prazo curto e a inexistência até o momento de formulário de inscrição.

O SINTUFF e conselheiros técnico-administrativos sugeriram à reitoria que as eleições para os conselhos superiores e a CIS fossem presenciais e ainda no mês de março ou no começo de abril. A mesma não atendeu a recomendação e insistiu na proposta de realizar a eleição remotamente, pela internet. O SINTUFF sempre defendeu eleições presenciais, como forma de garantir democracia, lisura e bom funcionamento do processo eleitoral, tendo em vista a falta de costume com esse sistema de votação e que não havia garantia de que o sistema eletrônico da universidade fosse capaz de abarcar uma votação que envolve mais de 3.000 técnico-administrativos, sendo que para a CIS ainda são incluídos mais de 3000 aposentados na lista de votantes. Já houve relato de problemas em votações menores.


Três campanhas eleitorais ao mesmo tempo é uma temeridade


Após ficar evidente a inviabilidade de uma eleição pela internet, a reitoria se dispôs a realizar a eleição presencialmente, mas agora quer reduzir a quantidade de seções eleitorais e marcar uma data que se confunde com as eleições do sindicato. Em todos os últimos anos, de maneira geral, as chapas que se constituem para os conselhos superiores são formadas pelos mesmos setores que atuam no movimento sindical da UFF. Essa dinâmica não é pertinente apenas à UFF. Em praticamente todas as universidades, são os mesmos grupos que participam do movimento sindical e ocupam as vagas de técnico-administrativos nos conselhos. Ou seja, é uma temeridade e um imenso desgaste às chapas colocar esses processos eleitorais de forma concomitante. Além de tudo, a categoria ficará confusa em meio a três campanhas eleitorais simultâneas (SINTUFF, conselhos e CIS), com objetivos e eleitorados distintos, tendo em vista que nas eleições do SINTUFF somente participam associados e nas eleições para os conselhos os aposentados não votam.


Pedimos sensibilidade à reitoria e à Comissão Eleitoral


O SINTUFF entende ser equivocado e insensato que processos eleitorais de tamanha grandeza e que envolvem colégios eleitorais que se cruzam sejam realizados em datas tão próximas. Tendo em vista que não houve consenso em realizar as eleições dos conselhos e da CIS em data anterior, o SINTUFF entende que estes processos eleitorais sejam realizados com uma distância de ao menos um mês para as eleições do sindicato, no começo do mês de agosto.

Desta forma o sindicato apela ao bom senso e à sensibilidade da Comissão Eleitoral e da reitoria para que aceitem essa proposição. Da mesma forma, o sindicato insiste que não haja nenhuma redução de seções eleitorais. Nestes termos, a Comissão Eleitoral poderá contar com a ampla colaboração do sindicato para a realização dos pleitos, tendo em vista que já terão sido superada as eleições do próprio SINTUFF.




bottom of page