Estudantes, docentes e técnico-adm. da educação federal, estadual e municipal se somaram em um ato unificado, nesta quarta-feira (14), no Centro do Rio de Janeiro. Configurando o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, poucos dias após o governo anunciar novos bloqueios orçamentários. O SINTUFF mais uma vez marcou presença.
Somente a mobilização nas ruas será eficaz para frear as políticas de desmonte da educação pública que se alastram pelo país. A educação tem sofrido com os constantes bloqueios orçamentários, escassez de recursos, perdas salariais das categorias do serviço público e a contenção de verbas direcionadas à assistência e permanência de estudantes.
A manifestação foi organizada pelo Fórum dos Segmentos da Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro (FEPERJ). Manifestantes caminharam da Cinelândia à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/RJ), na Avenida Erasmo Braga. Durante o protesto, o foco foi a luta contra os cortes e bloqueios no orçamento da educação pública feitos pelos governos. Outras pautas relevantes foram a exigência de revogação do Novo Ensino Médio, que implementa uma estrutura verticalizada e antidemocrática nas escolas, e do recente ato executivo da reitoria da UERJ que reduz violentamente as bolsas para estudantes em vulnerabilidade social.
Comments