Ato Unificado no Rio de Janeiro (9) reuniu manifestantes da educação federal, estadual e municipal, estudantes e trabalhadores(as), que se concentraram no Largo do Machado. A manifestação do Dia Nacional de Luta da Educação Pública incluía entre suas pautas a defesa de recomposição orçamentária e salarial de escolas e universidades públicas, a reestruturação das carreiras, a revogação do Novo Ensino Médio, garantia e ampliação da assistência estudantil. Uma multidão considerável saiu em passeata pelas ruas da Zona Sul até o Palácio Guanabara, em Laranjeiras.
A atividade unitária foi convocada por diversas entidades, coletivos e movimentos sindicais, estudantis e sociais. Houve uma tentativa de protocolar um documento dirigido ao governador Claudio Castro (PL), mas não houve êxito. Manifestantes cobraram do governo recursos para a educação estadual.
A categoria técnico-administrativa da UFF, organizada pelo Comando Local de Greve (CLG) do SINTUFF, marcou presença com faixas, bandeiras, percussão e carro de som.
Comentários