• SINTUFF

CUV aprova prazo para novos laudos sobre insalubridade no HUAP


A pressão fez efeito! Após meses de luta para que o tema da insalubridade no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) fosse apreciado no Conselho Universitário (CUV), a pauta enfim foi colocada em discussão. Após vários apelos no “pinga-fogo”, houve inversão de pauta para que a insalubridade fosse o primeiro ponto em debate.

O parecer da relatora apresentou concordância com o mérito da extensão do grau máximo de adicional de insalubridade a todos os servidores ativos no HUAP, mas considerou que não havia base legal para aprovação desta medida pelo CUV. Houve divergência nas falas sobre a ilegalidade da proposição. Para que houvesse avanço sobre o tema, foi construída uma proposição consensual na qual o CUV estabelece um prazo de quinze dias para a Coordenação de Atenção Integral à Saúde e Qualidade de Vida (CASQ) emitir/revisar laudos ambientais referentes a todos os servidores ativos no HUAP que não recebem grau máximo, levando em consideração o contexto da pandemia. Inclusive, a Covid-19 já é atualmente listada como doença ocupacional pelo próprio Ministério da Saúde.

Desde maio, há uma lista enviada pela direção do hospital com 455 nomes a espera de uma resposta da universidade. E ainda há outros servidores da área administrativa que não constam de nenhuma lista. A resolução do CUV indica a ampliação e cobra um prazo para as respostas por parte dos órgãos responsáveis.

O SINTUFF deliberou através de Assembleia dos servidores do HUAP (25/6) travar a luta pelo grau máximo de adicional de insalubridade no âmbito administrativo. Nesta quinta-feira (3/9) haverá uma Assembleia Geral do SINTUFF onde o tema da insalubridade no HUAP será um dos pontos abordados e poderão ser encaminhadas novas resoluções para continuidade dessa luta.

Endereço:
Rua Coronel Tamarino, nº 37 - Gragoatá

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

secretaria@sintuff.org.br

Telefones: (21) 2717-9292 / 3604-1800

© 2013

by Marcello Bertolo

  • Blogger Square
  • b-facebook
  • Google Round
  • Twitter Round
  • b-youtube