Comissão Eleitoral acolhe solicitação do SINTUFF e adia Consulta para os Conselhos Superiores
- SINTUFF
- há 30 minutos
- 2 min de leitura
A Comissão Eleitoral decidiu acolher o pedido do SINTUFF e adiar em uma semana a Consulta Eleitoral para representantes dos(as) técnico-administrativos(as) nos Conselhos Superiores da universidade. A decisão foi tomada na reunião realizada na tarde de segunda-feira (21), após análise do Ofício nº 141/2025, enviado pelo sindicato em 16 de outubro.
Com o novo cronograma, a eleição ocorrerá entre os dias 4 e 6 de novembro, por meio do sistema eletrônico Helios Voting. A apuração será realizada em 7 de novembro, com resultado final previsto para o mesmo dia, às 18h.
A alteração no calendário corrige a sobreposição da consulta com uma semana atípica no funcionamento da universidade, marcada pelo ponto facultativo de 27 de outubro, referente ao Dia do(a) Servidor(a) Público(a), e pela paralisação nacional de 48 horas convocada por ANDES-SN e FASUBRA contra a Reforma Administrativa. Esses fatores poderiam causar esvaziamento das atividades acadêmicas e administrativas, reduzindo a participação da categoria no processo eleitoral.
Além disso, o adiamento também recompõe o tempo de campanha das chapas, que havia sido encurtado devido à homologação posterior à data inicialmente prevista, o que reduziu o período de divulgação das candidaturas e até mesmo a informação de que haveria consulta.
O novo cronograma, publicado no site da universidade, será formalizado por meio do Aditamento nº 2 ao Edital CEL/SGCS nº 1/2025, a ser divulgado no Boletim de Serviço desta terça-feira (22).
A decisão da Comissão Eleitoral representa um avanço na condução democrática do processo, assegurando que a votação ocorra em uma semana de pleno funcionamento da UFF, com maior participação, transparência e legitimidade. O SINTUFF agradece à Comissão Eleitoral, em nome da categoria técnico-administrativa, pela sensibilidade e disposição ao diálogo, fundamentais para o fortalecimento da democracia universitária.
Comentários