Assembleia marca eleição do SINTUFF e paralisação nos dias 22 e 23 de maio
- SINTUFF
- há 3 horas
- 2 min de leitura

O SINTUFF realizou na quinta-feira (15) uma importante Assembleia Geral no auditório da Faculdade de Economia da UFF, no campus do Gragoatá. A instância teve como eixos centrais a definição do calendário eleitoral do sindicato, a deliberação sobre paralisação nacional nos dias 22 e 23 de maio, além da escolha dos(as) delegados(as) que representarão o sindicato na próxima Plenária Nacional da FASUBRA.
Eleições do SINTUFF acontecem nos dias 1, 2 e 3 de julho
A assembleia aprovou, por maioria, o calendário eleitoral com a realização das eleições para a nova coordenação nos dias 1, 2 e 3 de julho. Também ficou definido que o prazo final para sindicalização até o dia 29 de maio, data da inscrição das chapas.
A Assembleia elegeu a Comissão Eleitoral da eleição e aprovou que o regimento eleitoral seguirá os moldes do utilizado na eleição anterior, com os ajustes necessários, tendo sido aprovado por ampla maioria.
A proposta de adiamento das eleições para após a realização de um Congresso do SINTUFF foi debatida, mas não aprovada. A maioria dos(as) presentes considerou fundamental garantir o processo eleitoral dentro do prazo regimental, a fim de fortalecer a atuação do sindicato em um momento decisivo para a luta por recomposição orçamentária e pelo cumprimento dos acordos firmados durante a greve da categoria.
Paralisação nacional por 48h aprovada por unanimidade
Outro ponto central da assembleia foi a conjuntura de ataques à educação pública, bloqueios e limitações na liberação de recursos para as universidades e o não cumprimento, por parte do governo federal, dos compromissos assumidos com a categoria técnico-administrativa em educação (TAE). Diante desse cenário, o plenário aprovou por unanimidade a paralisação nacional por 48 horas nos dias 22 e 23 de maio, integrando a mobilização coordenada pelas entidades sindicais do setor da educação.
Foi aprovada também a organização de uma caravana a Brasília no dia 23 de maio, com envio de ônibus para participação nas atividades nacionais de protesto. A iniciativa visa pressionar o governo federal contra os cortes de recursos, o sucateamento das universidades públicas e pelo atendimento das pautas emergenciais da categoria, como a aceleração do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC), a equiparação do reajuste salarial para médicos(as) e médicos(as) veterinários(as) e o encaminhamento de todos itens previstos no acordo de greve.
Eleitos(as) representantes para a Plenária da FASUBRA
A assembleia também elegeu os(as) delegados(as) que representarão o SINTUFF na próxima Plenária Nacional da FASUBRA, a ser realizada em Brasília. As chapas inscritas receberam votação proporcional, com a seguinte composição de delegação:
Chapa Combate: obteve 42 votos e elegeu três delegados(as), além de garantir o(a) delegado(a) da direção por ter sido a chapa mais votada;
Chapa Democracia Sempre: recebeu 19 votos e elegeu um(a) delegado(a);
TAEs na Luta: conquistou 12 votos e também garantiu um(a) delegado(a).
A participação na Plenária da FASUBRA é estratégica diante do atual contexto político, sendo fundamental para o fortalecimento da unidade nacional dos(as) técnico-administrativos(as) em educação na luta em defesa da carreira, da universidade pública e das conquistas históricas da categoria.
Comments