top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Aposentados, Aposentandos e Pensionistas preparam ida a Encontro da FASUBRA

Atualizado: 13 de set. de 2023


Aposentadas/os, aposentandas/os e pensionistas lotaram a Casa do SINTUFF. Foto: Jesiel Araujo

A Reunião de Aposentadas/os, Aposentandas/os e Pensionistas do SINTUFF (5/9), lotou o espaço de convivência da Casa do SINTUFF. Inúmeras falas criticaram duramente o governo federal pelo irrisório montante destinado às carreiras do serviço público no orçamento de 2024, que não garante sequer 1% de reajuste salarial e ainda trava demais pautas como melhorias na carreira. Ao fim da reunião, começou a ser construída a delegação do SINTUFF para o X Encontro Nacional dos Aposentados/as, Aposentandos/as e Pensionistas da FASUBRA, que será nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em Brasília.


X Encontro Nacional dos Aposentados/as, Aposentandos/as e Pensionistas da FASUBRA


Fonte: FASUBRA Sindical


o X Encontro Nacional dos Aposentados/as, Aposentandos/as e Pensionistas, será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, na ADUnB-UnB.

Serão três dias de intensos debates sobre assuntos presentes no dia a dia de aposentados, aposentadas e pensionistas, nas vivências familiares, sociais, profissionais e também sobre direitos adquiridos durante a caminhada laboral.


Com o tema “Viver é ter respeito, liberdade e amorosidade”, haverá a seguinte programação:


Dia 15 8h – Acolhimento e credenciamento; 9h30 – Abertura com a Direção da FASUBRA; 10h30- Palestra: ” Racismo estrutural e o racismo na vida da pessoa idosa”. Haverá tempo para perguntas. 12h – Almoço

14h – Mesa ” Problemas de violência contra a pessoa a idosa, principalmente às mulheres”. Tempo para perguntas.


Dia 16 – Somente assuntos jurídicos. Manhã – Debate sobre a reestruturação da carreira.

Tarde – Problemas nas estaduais, planos de saúde, direitos adquiridos.

Noite – jantar (catraca) na casa da FASUBRA.


Dia 17 9h – Atividade física e saúde na Terceira Idade. 10h30 – Vida pós aposentadoria. Tempo para perguntas.

14h – Reunião em grupos para construção de propostas para os aposentados/as e avaliação da pauta aprovada no CONFASUBRA.

As palestras terão enfoque na vida das pessoas idosas no Brasil, onde o etarismo aliado às várias formas de violências, atinge um alto nível de preconceito, chegando a ser negado à muitas pessoas o direito de envelhecerem com liberdade, autonomia, direitos sociais e políticas públicas que atendam suas necessidades com dignidade e respeito.


Além da reestruturação da carreira serão também debatidos todos os assuntos inerentes às pautas dos aposentados/as e pensionistas que ainda dependem de resolução administrativa ou jurídica.



Comments


bottom of page