top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

SINTUFF participa com grande delegação do Encontro de Mulheres da FASUBRA


O Encontro Nacional de Mulheres da FASUBRA foi realizado na UNB, em Brasília, no dia 12 de agosto, véspera da Greve Nacional da Educação. A atividade contou com a presença de 170 mulheres de toda a federação. O SINTUFF participou com a segunda maior delegação do evento, reunindo 23 mulheres.

A homenageada do encontro foi Laudelina de Campos Melo (1904 - 1991). Conhecida como “Dona Nina”, Laudelina foi uma grande defensora dos direitos das mulheres no Brasil. Nasceu em Poços de Caldas (MG), no dia 12 de outubro de 1904, e morreu aos 86 anos em Campinas (SP), no dia 12 de maio de 1991. Aos sete anos começou a trabalhar como empregada doméstica, abandonou a escola para cuidar dos cinco irmãos mais novos, enquanto a mãe trabalhava. Foi a fundadora do primeiro sindicato de trabalhadoras domésticas do Brasil, em 1988.

Como líder sindical, sua trajetória foi marcada pela luta contra o preconceito racial, a subvalorização das mulheres e a exploração da classe trabalhadora. Combateu a discriminação da sociedade em relação às empregadas domésticas, exigindo melhor remuneração e igualdade de direitos sociais. A atuação de Laudelina foi fundamental, na década de 1970, para a categoria conquistar o direito à Carteira de Trabalho e à Previdência Social.

A Mesa de Abertura foi composta pelas coordenadoras da pasta na FASUBRA, Mariana Lopes e Rosângela Soares Costa e, representando a coordenação-geral da federação, as coordenadoras Vânia Helena Gonçalves e Maria Tereza Fuji. A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL/SP) participou via Skype da mesa sobre a reforma da Previdência (PEC 6/19) e falou sobre os impactos da medida na vida das mulheres

No período da tarde o tema foi o projeto Future-se, que dá continuidade à política do governo de desmonte da Educação e a privatização das Universidades e Institutos Federais. O melhor momento do encontro foi a participação das mulheres do plenário, que defenderam um posicionamento contra o Future-se, além de outras bandeiras de lutas como reajuste salarial, por exemplo.

No dia 13, a delegação participou da manifestação da Greve Nacional da Educação que percorreu a Esplanada dos Ministérios.

bottom of page