top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

CUV de novembro marcado por protesto contra a restrição de acesso ao bandejão


A sessão ordinária do Conselho Universitário da UFF (CUV) do mês de novembro aconteceu hoje, 29/11, no auditório do prédio do Instituto de Geociências, campus Praia Vermelha. O conselho, apesar de visivelmente esvaziado, obteve quórum para iniciar. O SINTUFF, na fala do conselheiro Pedro Rosa, trouxe o informe da caravana a Brasília e da importância desta na construção da Greve Geral do dia 5/12. Pedro ressaltou a necessidade de que toda universidade se envolva nesta greve a fim de enfrentar Temer e suas medidas que tem atingido tão duramente toda comunidade universitária.

Foram ao microfone diversos estudantes questionar uma situação preocupante. Hoje, estudantes que estiverem com crianças, são impedidos de entrar no bandejão para se alimentar. Ora, esta medida atinge em cheio as mulheres mães que lutam a cada dia para permanecer na universidade. Dentre as falas destaca-se a intervenção de três estudantes onde uma delas levou seu filho nos braços para frente do plenário. Laura Brandão, estudante de biomedicina e coordenadora de assistência estudantil do DCE, e Fernanda Ramos, estudante de comunicação social e coordenadora geral do DCE, foram ao microfone reivindicar a liberação do acesso a estudantes que estivessem com crianças. Enquanto a fala acontecia, Jessica Loureiro, estudante de Geografia e integrante do Coletivo de Mulheres Mães da UFF, após ter anunciado a falta de lugar adequado no prédio para troca de fraldas do seu filho, começou a realizar a troca sobre a mesa do CUV como forma de protesto.

Outras universidades federais como a UNIRIO, UFRRJ, UFES e UFSC já garantem o acesso de pessoas com crianças ao bandejão. Não é aceitável esse tipo de medida por parte de uma administração que deveria estar fazendo tudo para manter estudantes na universidades ao invés de, cada vez mais, empurrá-los para fora.

bottom of page