top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Vitória! Unimed acata proposta de reajuste da Assembleia de usuários

Atualizado: 15 de jul. de 2020


A coordenação do SINTUFF e a comissão de usuários comunicam o desfecho positivo da negociação do reajuste da mensalidade do convênio do SINTUFF com a Unimed, que tem validade até final do ano de 2020. A Unimed acatou o reajuste de 14,15%, percentual aprovado pela Assembleia de usuários e aplicado por força da liminar desde abril de 2020, e desistiu de cobrar valores retroativos desde dezembro de 2019.


O histórico da negociação

A negociação transcorria desde dezembro de 2019, quando a Unimed propôs inicialmente um reajuste de 46%, índice considerado abusivo e sem base legal pelo sindicato e pela Assembleia de Usuários. Para questionar esse valor nas negociações, que tem transcorrido com dificuldade todos os últimos anos, o sindicato contratou um profissional atuarial especializado em contratos com planos de saúde, o que contribuiu decisivamente para rebater os números propostos pela Unimed. De posse de dados consistentes, a coordenação do sindicato, a comissão de usuários e o departamento jurídico do SINTUFF insistiram em manter o questionamento acerca do índice de reajuste.

Diante desse quadro, a Unimed refez sua proposta e baixou o percentual de reajuste para 30%, índice que seguia elevado e sem parâmetro definido em relação ao contrato. A assembleia de usuários debateu e, baseada na orientação técnica do perito atuarial e utilizando os termos previstos contratualmente, fez um contraproposta de reajuste de 14,15%.


Vitória na justiça

A Unimed de forma unilateral comunicou que aplicaria o reajuste de 30% mesmo sem o encerramento das negociações. Não coube outra alternativa ao SINTUFF que não fosse ingressar na justiça para evitar o aumento abusivo. O sindicato teve êxito na ação. A Unimed recorreu, sem sucesso.

O SINTUFF solicitou o relatório de sinistralidade (índice de pessoas estão utilizando os serviços da Unimed) deste ano. Ao receber o relatório, o sindicato percebeu que, diante da pandemia, uma quantidade muito expressiva de pessoas tem evitando a busca por serviços médicos. Sendo assim, os custos da Unimed em 2020 foram reduzidos em até 50%, ampliando muito a lucratividade da empresa.

Derrotada na justiça, a Unimed retomou a negociação, ainda que insistindo em sua proposta elevada de reajuste. O SINTUFF manteve firme sua posição baseada na perícia técnica e nos termos do contrato.


Unimed acata proposta do sindicato e dos usuários

Já sem argumentos e sem êxito na justiça, só restou a Unimed aceitar a proposta da Assembleia de usuários, acatando o índice de 14,15%. Além disso, a empresa de saúde abriu mão de cobrar o retroativo desde dezembro de 2019. Em 10 de julho, o sindicato recebeu o comunicado de encerramento da negociação com índice já aplicado judicialmente, sem cobrança de retroativos.

Vitória da pressão do sindicato e da categoria. Agora solicitamos que os usuários permaneçam atentos, com cadastro atualizado no sindicato e que relatem à secretaria e/ou ao Departamento Jurídico do sindicato qualquer problema que surja em relação ao convênio.


Coordenação Executiva do SINTUFF

Comissão de Usuários


bottom of page