top of page

CUV - SINTUFF e estudantes de Medicina se posicionam contra a EBSERH

  • Foto do escritor: SINTUFF
    SINTUFF
  • 26 de jun. de 2013
  • 2 min de leitura
Custom alt text
Foto: Jesiel Araujo

Na sessão extraordinária do CUV de hoje, os estudantes de medicina da UFF estiveram presentes para levar ao conhecimento da comunidade acadêmica o ocorrido no Hospital Universitário Antonio Pedro no dia 19/6 durante os protestos em Niterói. Na referida data, após sofrer repressão da polícia manifestantes buscaram abrigo e atendimento no HUAP, porém não havia médicos que os atendessem. Os estudantes de medicina estavam na unidade de saúde e se dispuseram a receber aqueles que foram ao hospital pedir por socorro. Mesmo não sendo autorizados a prestar atendimento, a necessidade de socorrer os que imploravam por ajuda falou mais alto. Por causa dessa recepção um boato de que o HUAP estava sendo invadido se espalhou e isso poderia prejudicar a médica responsável por aqueles alunos.

A ida dos estudantes ao CUV foi para pedir desculpas a médica e para declarar repúdio a EBSERH. Os momentos que passaram corroborou para eles a necessidade de se investir num atendimento 100% SUS e de qualidade. Levaram cartazes que falavam contra a empresa e a favor da saúde pública.

A coordenadora Lígia Martins também fez uma fala contra a EBSERH engrossando o discurso dos estudantes de medicina. Falou também contra a instalação das catracas ressaltando os transtornos que estas já tem causado a pacientes cadeirantes. O reitor respondeu com aspereza a essa declaração de Lígia. Disse que as catracas seriam instaladas a todo custo para controlar o acesso ao HUAP. Usou a intimação que recebeu do Ministério Público (que ainda cabe recurso) como motivo absoluto para agir com tal autoritarismo.

Os trabalhadores não estão dormindo, agora mais do que nunca é hora de seguir o exemplo que estamos vendo Brasil a fora e lutar pelos direitos da classe. Estamos atentos!

Comentários


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page