top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Assembleia orienta usuários a migrar para plano individual

Atualizado: 24 de mai. de 2021

A Assembleia de Usuários do convênio entre o SINTUFF e a Unimed Leste Fluminense (7/5) aprovou orientar que os sindicalizados migrem até o dia 31 de maio para o plano individual oferecido pela empresa. A Comissão de Usuários, em trabalho feito junto à coordenação do SINTUFF, informou que as propostas de convênio oferecidas ao sindicato não atendiam as demandas e o conjunto da categoria, tampouco ofereciam preços melhores que os do plano individual da Unimed Leste Fluminense. Nesse sentido, no intuito de dar segurança jurídica, garantia de direitos, e não deixar os usuários descobertos de assistência médica, a Assembleia – por unanimidade – avaliou que o melhor caminho no momento é a migração de cada usuário para o plano individual ofertado pela Unimed Leste Fluminense. Confira a seguir as resoluções aprovadas.


Resoluções da Assembleia de Usuários

1. Orientar desde já a categoria a proceder a migração para o plano individual da Unimed Leste Fluminense, frisando que o prazo é até o final do mês de maio de 2021, que as pessoas podem se movimentar com calma para assinar migração até o último dia do mês que não ficarão desassistidas.

2. Avançar para um novo convênio ou novos convênios com plano de saúde no SINTUFF.

3. O SINTUFF publicará as orientações para essa migração.

4. Intensificar o contato e estimular os processos judiciais para que a Unimed devolva as cobranças irregulares aos que completaram 60 anos.

5. Disponibilizar o contrato do SINTUFF com a UNIMED Leste Fluminense.


Clique abaixo para acessar o contrato do SINTUFF com a Unimed Leste Fluminense: https://drive.google.com/file/d/1uIXqsaBhNyQPFaQ-jrDsucKDZShd8_mP/view?usp=sharing


Tire suas dúvidas


• Como migrar?

Ligar para Unimed para agendar com o corretor – data segura para migração sem cumprimento de carência: até o dia 31/05/2021.

TELEFONE DA UNIMED: 2719-9944

Feito de maneira individual, cada usuário precisa fazer o seu, o SINTUFF não pode fazer de forma coletiva.

Todos que fazem parte do atual plano coletivo do SINTUFF com a Unimed, que vai deixar de existir no dia 31/05/2021, podem fazer individualmente a sua migração.


• Quem tem direito a migrar?

Qualquer um que faz parte do atual plano, pode fazer a migração, de forma individual. Pode ser só o dependente, só o agregado, só o titular, todos, conforme o desejo e manifestação de cada um.


• Como ficam os valores?

A partir da migração para o plano individual, os valores serão aqueles apresentados na nova tabela da Unimed, e o atual plano coletivo do SINTUFF não existirá mais, não haverá qualquer relação do SINTUFF com a Unimed, ou com o novo plano individual.


• Diferença entre os planos individuais apresentados pela Unimed:

Preferencial: Enfermaria

Executivo: Quarto particular


• Como é o reajuste nesse novo plano individual?

O reajuste de qualquer plano individual é feito pelo índice aprovado pela Agência Nacional de Saúde (ANS), anualmente, e tem os reajustes de faixas etárias já previstos;

Não pode haver reajuste de faixa etária após 59 anos, somente o reajuste da ANS;


• E a cobrança do novo boleto, pela Unimed, para quem vai fazer a migração?

A Unimed deve devolver proporcionalmente o valor do plano coletivo que já tenha sido pago, caso eles não devolvam ou abatam o valor da próxima mensalidade. Não havendo reembolso correspondente aos dias pagos a mais, o sindicalizado deve procurar o Departamento Jurídico do SINTUFF para aos devidas providências.


• Até quando posso fazer a migração sem qualquer carência ou prejuízo?

A data para migração para os planos individuais ofertados pela Unimed Leste Fluminense sem carência e garantindo a todos a completa continuidade de tratamentos é dia 31/05/2021;

A migração do plano ficará aberta até o dia 13/08/2021, mas essa data não assegura necessariamente a cobertura integral das carências.


• Quem mora no interior/ representa alguém incapacitado/ está tendo problema para migrar para Unimed?

Entrar em contato com a Unimed pelos telefones colocados acima. Caso haja alguma dificuldade para operacionalizar a migração, entrar em contato com o jurídico@sintuff.org.br.


• Qual período mínimo para permanecer no plano individual?

Não há prazo mínimo para permanecer no plano individual, o usuário pode sair a qualquer momento.


• Quem tem ação judicial ativa, como fica?

Continua válida a ação judicial, não pode haver retaliação da empresa, o usuário pode fazer a migração sem problemas.

Quanto aos retroativos e às cartas que o SINTUFF está enviando individualmente, trata-se de alerta devido às experiências que havemos tido, com o objetivo de evitar surpresas ao usuário.


• As ações de cobranças de reajustes por faixa etária cobradas indevidamente e outros problemas que venham a surgir em razão dessa migração para o plano individual?

Ações judiciais dessa natureza serão patrocinadas pelo jurídico do SINTUFF, sem custo de assessoria, a quem permaneça sindicalizado.


• Taxa administrativa? Foi o motivo? É legal?

A taxa administrativa correspondia ao percentual de 3% do valor arrecadado pela UNIMED e era uma taxa prevista em contrato. A taxa é legal.

O SINTUFF notificou a UNIMED e ratificou várias vezes que abria mão da taxa administrativa tal qual decidido em assembleia.

Para o rompimento com a ADUFF, por exemplo, a UNIMED utilizou outras alegações.


• Dúvidas e problemas individuais, pontuais?

Entrar em contato com a secretaria ou departamento jurídico do SINTUFF.

Departamento Jurídico: juridico@sintuff.org.br - Telefone/Whatsapp: (21) 99662-3466 | (21) 98556-4306.

Secretaria: sintuff@gmail.com - Telefone/Whatsapp: (21) 99390-9402, (21) 99390-2916, (21) 99358-8707.


• Unimed Rio

Não é o mesmo que a Unimed Leste Fluminense, é necessário ficar atento à tabela de migração ofertada pela Unimed leste Fluminense.

bottom of page