top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

SINTUFF repudia cassação de direitos políticos de militantes no SINDIFES, em Minas

Atualizado: 8 de dez. de 2023

O SINTUFF repudia a cassação dos direitos políticos de militantes de CTB, UP e independentes da base do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES), seção sindical da FASUBRA que abrange a UFMG e outras instituições de ensino superior. Os militantes foram eleitos como delegados de base para a Plenária Nacional da FASUBRA, realizada em 30/09 e 01/10, onde legitimamente exerceram o direito democrático de se abster em uma votação, se posicionando de forma distinta da direção majoritária do SINDIFES na pauta sobre a tabela de carreira.

A eleição de delegados para a Plenária da FASUBRA é feita de forma proporcional justamente para expressar a pluralidade de posições nas diversas bases. Desta forma, as pessoas eleitas têm autonomia para defender suas posições políticas, já que obtiveram os votos necessários para isto. A maioria tentar impor um direcionamento dos votos da minoria é uma conduta antidemocrática, arbitrária, que busca restringir o direito de opinião de setores minoritários.

O SINTUFF se solidariza aos militantes perseguidos que tiveram injustamente revogados os seus direitos políticos e se junta a todos aqueles que cobram a imediata extinção de tal medida antidemocrática de caráter repressivo.

Comments


bottom of page