top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

SINTUFF participa de ato por estrutura e professores nas escolas de Niterói


Foto: Jesiel Araujo

O SINTUFF esteve presente em apoio a ato público por material escolar, uniforme, professores, auxílio a Pessoas com Deficiência (PCDs) e climatização nas salas. O ato foi organizado pelo Conselho Escola Comunidade da Escola Municipal Anísio Teixeira. Niterói é um município que dispõe de alta arrecadação, portanto não é admissível que escolas municipais encontrem esse tipo de carência. A educação, a qualidade de trabalho e ensino nas escolas deveriam ser prioridades da prefeitura de Niterói.

Estiveram presentes, além do SINTUFF, a ADUFF e o SEPE-Niterói, entre outras entidades, assim com os mandatos parlamentares de Benny Briolly, Professor Túlio e Paulo Eduardo Gomes. A presença de policiamento ostensivo para uma manifestação com crianças, educadores e pais, mães e responsáveis por estudantes chamou atenção negativamente, uma reação extremamente desproporcional por parte da prefeitura de Axel Grael (PDT).

Confira a abaixo a carta aberta que convocou o ato:


NITERÓI | CARTA ABERTA DO CeC DA E. M. ANÍSIO TEIXEIRA AOS RESPONSÁVEIS, À POPULAÇÃO E À PREFEITURA DE NITERÓI

Nós, do Conselho Escola Comunidade da Escola Municipal Anisio Teixeira escrevemos essa carta para dialogar com os responsáveis, a população em geral e a prefeitura de Niterói, sobre as reais condições de nossa escola, que são muito diferentes da propaganda que a prefeitura apresenta. Se antes já havia muitos problemas a serem resolvidos, no começo de ano letivo a situação piorou ainda mais , o que prejudica diretamente a qualidade do ensino.

Listamos abaixo uma série de reivindicações urgentes, que precisam ser atendidas pela Secretaria de Educação, pelo presidente da Fundação Municipal de Ensino, e pelo prefeito, Axel Grael.

- Existe a necessidade de mais professores de apoio para dar suporte ao grande número de alunos PCDs (pessoas com deficiência), não é possível garantir a inclusão desses alunos sem um aumento também do número de profissionais.

- É necessário garantir a climatização das salas de aula, com as temperaturas elevadissimas elas estão se transformam em verdadeiras saunas, pois os nossos aparelhos de ar estão muito velhos, não dão 0conta do calor e precisam de manutenção a todo momento. Não é possível ter aulas de qualidade em salas lotadas e muito quentes. Precisamos de climatização decente já, com novos aparelhos de ar.

- Se nas salas de aula o calor torna o trabalho um tormento, na cozinha e no refeitório a situação fica muito pior. Precisamos com urgência de equipamentos que garantam a climatização desse ambiente, tanto pela saúde das cozinheiras, quanto pela própria preservação dos alimentos.

- Também é absurda a falta de equipamentos tecnológicos nas escolas, ainda mais com toda a propaganda que a prefeitura faz sobre o tema. Agora de volta à sala de aula é fundamental termos internet de qualidade e equipamentos como tablets/computadores e projetores para um trabalho condizente com as demandas do século 21.

- A falta de material escolar e uniformes para os alunos é um verdadeiro descaso da prefeitura de Niterói, uma vez que o prefeito Axel Grael está no 3 ano de mandato, e ainda não providenciou a compra dos materiais antes do início das aulas.

- A falta de material adequado para o preparo da alimentação das crianças ainda é uma realidade na escola Anísio Teixeira.

Infelizmente, os problemas que nos atingem estão presentes em várias outras unidades da rede municipal de Niterói, Nossa intenção, além de denunciar a diferença enorme entre a realidade e a propaganda, é fazer um chamado para que todas/os se somem na luta por uma educação pública de qualidade. Apenas com o apoio dos responsáveis e da população da cidade é que conseguiremos melhorias significativas. Vamos construir uma ato em frente a prefeitura na próxima quarta-feira dia 1 de março, às 13h.

Como podem ver, são muitas as questões a serem resolvidas. Precisamos de seu apoio na nossa luta por uma educação pública com a qualidade que a população trabalhadora de Niterói merece!

Comentarios


bottom of page