O SINTUFF expressa com veemência, sua indignação perante à ação violenta e inaceitável ocorrida nas dependências do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), na manhã de 19 de outubro. Servidores(as) da saúde federal, que manifestavam-se pacificamente, foram barbaramente atacados(as) por forças policiais do Batalhão de Choque, acionadas pelo governo de Lula (PT), num claro exemplo de repressão desmedida.
Desde o dia 15 de outubro, trabalhadores(as) da saúde federal mantinham-se mobilizados nas imediações da entrada principal do hospital, protestando contra a entrega da gestão do HFB ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A violência policial atingiu seu auge com a prisão arbitrária de Cristiane Gerardo, uma das lideranças do SINDISPREV/RJ, demonstrando assim o intento do governo Lula (PT) e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, de sufocar, através da força, as justas reivindicações dos(as) servidores(as) públicos.
É imperativo ressaltar que os(as) servidores(as) seguem incansáveis na busca por um diálogo verdadeiro com o governo, com o objetivo de garantir que suas demandas sejam escutadas e atendidas. Entre essas reivindicações destacam-se o reajuste salarial, a realização de concursos públicos, a proteção contra a privatização ou fragmentação dos hospitais federais, bem como o devido reconhecimento da carreira de Ciência e Tecnologia.
Ignorar os legítimos apelos dos(as) servidores(as) e responder com violência às suas manifestações é algo que já não podemos tolerar. A criminalização dos movimentos grevistas e das mobilizações dos(as) trabalhadores(as) configura uma grave violação aos direitos fundamentais e às liberdades sindicais.
Não se pode esquecer que este mesmo governo, que foi eleito sob a promessa de respeito aos(às) trabalhadores(as), já demonstrou suas inclinações repressivas quando, durante a greve dos trabalhadores do INSS, iniciada em julho deste ano, solicitou à justiça a declaração de ilegalidade da paralisação e, de maneira arbitrária, determinou o corte de ponto dos grevistas. Tais atitudes revelam um comportamento autoritário, reminiscente dos governos que se pretendia superar.
A proposta de gestão do Hospital Federal de Bonsucesso, com a introdução do Grupo Hospitalar Conceição, representa um ataque direto ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos seus princípios de universalidade, gratuidade e qualidade. Trata-se de uma tentativa de desmantelar a estrutura pública de saúde, um dos pilares da justiça social no Brasil.
Diante de tais fatos, o SINTUFF repudia as ações violentas e se soma à cobrança para que o governo Lula (PT) cesse imediatamente suas medidas repressivas e antissindicais, que espelham de forma inquietante as práticas adotadas por seus antecessores da direita e da extrema direita. Todo apoio à luta dos(as) trabalhadores do HFB contra a entrega do hospital para uma gestão de direito privado.
Kommentare