Buscar
  • SINTUFF

Reitor tenta acelerar processo eleitoral para nova reitoria e técnicos administrativos contestam


Durante a reunião ordinária do Conselho Universitário (CUV) do mês de fevereiro, o reitor Antônio Cláudio tentou encaminhar que a eleição para reitor fosse realizada em abril. A proposta apresentada pelo Conselheiro Túlio Batista trazia como organizadora do pleito a Academia Fluminense de Letras (AFL), mudando de mãos o que por muito tempo esteve a cargo da Associação de Professores Inativos da UFF (ASPI-UFF), que declinou desta tarefa.


Desta maneira, a bancada dos técnicos e estudantes propuseram que uma representação do SINTUFF, Aduff e DCE conduzam o processo eleitoral tendo como observadora a OAB, a fim de garantir a lisura de todo pleito. A questão não teve definição durante o CUV e será encaminhada para as câmaras técnicas.


Esta movimentação por parte do reitor causou desconforto e desconfiança em alguns presentes, especialmente nos técnico administrativos e estudantes, visto que existem muitas outras questões a serem resolvidas. Por que, num cenário de pandemia, o reitor se preocupa tanto com eleição e tarda em resolver as questões do HUAP, por exemplo? O SINTUFF seguirá pressionando para que a reitoria resolva as urgentes necessidades da comunidade universitária prioritariamente a qualquer processo burocrático que se possa esperar.