top of page

Nota de solidariedade à greve da Cultura

  • Foto do escritor: SINTUFF
    SINTUFF
  • 21 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mai.

O SINTUFF manifesta total apoio e solidariedade à greve legítima dos(as) servidores(as) da cultura federal, que denunciam mais de duas décadas de descaso com a carreira, a ausência de concursos públicos, a precarização das relações de trabalho e o completo silêncio do governo diante das reivindicações da categoria.


Em carta aberta à população, os(as) trabalhadores(as) da cultura escancaram uma realidade alarmante: mais de 250 dias sem qualquer resposta do governo federal e oito reuniões desmarcadas. Essa postura desrespeitosa afronta a construção democrática do serviço público e atinge diretamente o direito da população à cultura, à memória e à identidade.


Os equipamentos culturais — museus, bibliotecas, centros culturais, arquivos históricos — são espaços de preservação da história e da pluralidade dos povos do Brasil. São mantidos por servidores(as) públicos(as) que, mesmo diante de salários arrochados, contratos precários e falta de estrutura, seguem comprometidos com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento, à arte e ao patrimônio cultural.


A greve é um instrumento legítimo e necessário diante da inércia do governo. O SINTUFF repudia qualquer tentativa de criminalização ou invisibilização da luta dos(as) servidores(as) da cultura e se soma ao coro que exige: plano de carreira, valorização salarial, realização de concursos públicos e a revogação das contratações precárias.


A greve que já alcança 22 estados e o Distrito Federal. Servidores da Cultura realizaram ato na terça-feira (20), em frente ao Palácio Capanema, que foi reinaugurado no Rio de Janeiro. Sem espaço de negociação efetiva, representantes da categoria conseguiram entregar a pauta da categoria em mãos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava nesse evento.  É inadmissível que o governo Lula — eleito com o apoio decisivo dos movimentos sociais e das categorias do serviço público — trate com indiferença justamente aqueles(as) que garantem o funcionamento das políticas públicas. Reconstrução do Brasil sem valorização dos(as) servidores(as) é uma falácia!


Reafirmamos nosso compromisso com a luta conjunta por um serviço público de qualidade, gratuito, universal e gerido pela classe trabalhadora, com direitos e estabilidade. Que a força da greve da cultura inspire toda a classe trabalhadora e pressione o governo a sair do silêncio e negociar seriamente.


Todo apoio à greve da cultura!

Pelo atendimento imediato das reivindicações!

Cultura é direito do povo!

Comments


Endereço:

R. Des. Geraldo Tolêdo, 29 - São Domingos 

Niterói - RJ

CEP: 24210-380

E-mail:

secretaria@sintuff.org

© 2023

by Bertolo

  • b-facebook
  • Instagram
  • TikTok
  • X
  • Whatsapp
  • b-youtube
bottom of page