top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Mais uma morte no HUAP e mais uma vez o CUV não votará nada sobre a pandemia

Atualizado: 25 de jun. de 2020


Em meio a uma tragédia humanitária, com dezenas de milhares de mortes no país e o Rio de Janeiro no centro de uma pandemia, a reitoria da UFF mantém sua política antidemocrática de impedir o Conselho Universitário (CUV) de se reunir e aprovar qualquer deliberação sobre o funcionamento da universidade durante a quarentena.

A reitoria convocou uma CUV extraordinário cujo tema principal é deliberar sobre “o procedimento a ser adotado relativo aos mandatos dos membros das Câmaras Especializados do CUV encerrados no dia 29 de maio de 2020”. Para a reitoria, o CUV não pode debater e votar nenhuma resolução sobre trabalho remoto, adicional de insalubridade, óbitos e adoecimentos no HUAP, flexibilização do isolamento social em Niterói, entre outros temas que o reitor não deseje que sejam pautados.

A reitoria se comporta como se estivéssemos em outra planeta. O CUV se debruça e gasta horas de reunião em meandros dos trâmites burocráticos internos, mas absolutamente não delibera absolutamente nada sobre a vida real de docentes, estudantes e técnico-administrativos, concentrando todo poder de decisão nas mãos do reitor, de forma arbitrária e autoritária.

Exigimos que seja convocada de imediato uma sessão deliberativa do CUV para tratar dos assuntos relativos à pandemia. Esta semana, mais uma servidora do HUAP que estava na ativa veio a óbito por Covid-19, uma trabalhadora idosa. A vida das pessoas que integram a comunidade universitária é muito mais importante e urgente de ser pauta do CUV que detalhes burocráticos dos órgãos colegiados da universidade. Enquanto servidores estão morrendo e adoecendo no HUAP, o reitor está preocupado com a volta da aula presencial e o CUV em debater trâmites burocráticos. Uma completa falta de sintonia com a realidade e de sensibilidade com o momento do país.

bottom of page