Na manhã desta terça-feira (1º), um incêndio de pequenas proporções atingiu o Espaço Saúde e Qualidade de Vida do(a) Servidor(a) da UFF, no anexo da Reitoria, em Niterói. Relatos apontam que o incidente teria ocorrido no serviço odontológico, em decorrência de um curto circuito em uma cadeira odontológica que já apresentava problemas. O episódio ocorreu em meio às críticas do SINTUFF sobre o desmonte da infraestrutura da universidade, agravado pelos bloqueios orçamentários, que, atualmente "representam R$ 27 milhões no orçamento da universidade", segundo nota pública emitida pela reitoria.
Além dos bloqueios do governo, o SINTUFF também critica a reitoria pela falta de prioridade em solucionar problemas estruturais graves, como infiltrações, elevadores quebrados e falhas elétricas. O sindicato avalia que a administração não tem sido transparente e democrática na alocação de recursos e na gestão das prioridades da universidade, o que contribui para a precarização das condições de trabalho e estudo. O maior exemplo desta crítica foi a ausência do reitor e do vice-reitor na audiência marcada para debater a crise orçamentária da UFF.
O incêndio desta semana é mais um exemplo do que o sindicato aponta como o risco crescente a que servidoras(es), docentes e estudantes estão expostos. O Espaço Saúde oferece serviços como cardiologia, clínica médica e endocrinologia a servidoras(es) técnico-administrativos(as), docentes e dependentes. Devido ao incêndio, os atendimentos serão temporariamente transferidos para a unidade no campus do Gragoatá, com exceção do serviço odontológico, que está suspenso até nova data.
O SINTUFF cobra medidas urgentes da administração para reverter a degradação das instalações e melhorar as condições de segurança. Sem essas ações, há o risco de novos incidentes. O sindicato também destaca a necessidade de uma mobilização mais ampla para pressionar o governo federal a reverter os cortes orçamentários, que têm impacto direto na qualidade de ensino e nos serviços oferecidos à comunidade universitária. Infelizmente, a postura da gestão da UFF, de distanciamento institucional das ações políticas dos movimentos sindical e estudantil, dificulta a mobilização pelo fim dos bloqueios orçamentários. Os escassos êxitos na reversão desse quadro somente ocorreram pela necessidade do governo dar uma resposta à greve nacional da educação federal.
A falta de diálogo com a gestão e os sucessivos bloqueios de recursos pelo governo colocam em risco toda a estrutura da UFF, comprometendo o bem-estar da comunidade universitária.
Reorganização dos atendimentos Espaço Saúde e Qualidade de Vida do(a) Servidor(a) da UFF:
Consultas agendadas: Servidores(as) devem aguardar e-mails da CASQ/PROGEPE com novas instruções sobre datas e locais.
Novos agendamentos: Continuam disponíveis pelo e-mail CASQ.PROGEPE@ID.UFF.BR.
Comments