top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Estudantes se manifestam por assistência, suspensão do calendário e CUV presencial

Atualizado: 23 de mai.

Estudantes, organizados pelo Comando de Greve Estudantil do DCE Fernando Santa Cruz, promoveram uma manifestação nesta terça-feira (21), no prédio da Reitoria, por passe livre universitário, bandejão nos campi do interior, mais bolsas de acolhimento, realização presencial do Conselho Universitário (CUV) e suspensão do calendário acadêmico. o Comando Local de Greve (CLG) do SINTUFF esteve presente em apoio à manifestação estudantil.


Após os(as) estudantes ocuparem o saguão da reitoria, o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, o vice-reitor Fabio Passos, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Alessandra Siqueira Barreto, e o pró-reitor de Planejamento, Júlio Cesar Andrade de Abreu, desceram do edifício para dialogar com os estudantes.


A representação da reitoria mencionou que o contingenciamento orçamentário está sendo aplicado desde 2020 e que a UFF enfrenta penosa escassez de recursos. Segundo as falas da reitoria, os bloqueios orçamentários têm deixado a universidade dependente de obter emendas junto a parlamentares para atender diversas demandas. Essa conjuntura foi o argumento central da reitoria em justificar dificuldades para o atendimento das pautas de ampliação e manutenção da assistência estudantil.


Sobre o calendário acadêmico, a reitoria apenas citou que existem duas proposições sendo avaliadas pelas Câmaras Especializadas, a serem debatidas na próxima reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx), no dia 29 de maio. A resolução defendida pelos Comandos de Greve dos três segmentos é a suspensão dos calendários Escolar e Administrativo do ano letivo de 2024. Já a proposição da Pró-Reitoria de Graduação apenas altera o calendário acadêmico ao final do período letivo, com rediscussão de prazos e datas limites diversas, além de itens como a reabertura imediata do prazo para cancelamento de disciplinas e trancamento de matricula.


Sobre a presencialidade dos conselhos superiores, a reitoria afirmou que esta depende de resolução própria a ser apresentada no Conselho Universitário (CUV). O entendimento do SINTUFF é que os conselhos superiores são de natureza presencial e a realização da modalidade remota foi uma excepcionalidade devido à pandemia, não sendo adequada a continuidade desse modelo atualmente ilegítimo. O SINTUFF aprovou em seu IX Congresso “a exigência do funcionamento presencial dos conselhos superiores da UFF de forma a garantir a participação da comunidade universitária” e “que a participação remota seja restrita somente a representantes do Interior”, por questões de logística e economicidade.



Comments


bottom of page