top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

Dia da Consciência Negra será feriado nacional


Na noite de quarta-feira (29), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que estabelece o feriado nacional em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. O projeto, que já tinha sido aprovado pelo Senado, agora aguarda a sanção presidencial. De acordo com a proposta, a data será oficialmente denominada como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.


A decisão recebeu o apoio de 286 votos a favor, 121 contra e duas abstenções. Atualmente, o feriado é observado em seis estados - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1.000 municípios por meio de legislações estaduais e municipais.


O Dia da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que foi morto em 1695 e é um símbolo de resistência contra a escravidão.


Embora tenha um caráter simbólico, a consagração do 20 de novembro como feriado nacional fortalece o reconhecimento dessa data como um dia de luta em todo o país, ressaltando a importância de reparação histórica e equidade em prol da população negra.


Commentaires


bottom of page