top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

CEPEx não aprova e UFF é única universidade do RJ em greve a não interromper calendário

Atualizado: 5 de jun.

Da Redação da ADUFF


Na tarde desta quarta-feira, dia 29 de maio, ocorreu reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEx) em ambiente virtual. A ADUFF retransmitiu a sessão em sua sede, como uma atividade unificada dos comandos locais de greve na Universidade Federal Fluminense, reunindo estudantes, professores, professoras, técnicos e técnicas-administrativas. 


Foram apreciadas duas propostas que versam sobre o calendário acadêmico da UFF neste contexto em que os três segmentos estão em greve. Uma delas, que propunha a suspensão do calendário acadêmico, havia sido encaminhada ao CEPEx pelo conselheiro suplente, Carlos Augusto Aguilar Jr. – docente do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), ex-dirigente da ADUFF e atual integrante do Comando Local de Greve (CLG). 


A outra proposta, que foi aprovada na reunião desta quarta-feira por 16 votos contra 8, havia sido apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação, na figura do pró-reitor José Walkimar de Mesquita Carneiro. Ela permitirá alterações no calendário acadêmico ao final do período letivo, com direito ao trancamento e cancelamento de inscrições em disciplinas por parte dos estudantes. 


Carlos ainda defendeu a proposta apresentada por ele, compreendendo que a suspensão do calendário acadêmico garantiria que o direito de greve fosse efetivamente exercido. Lembrou que, no Rio de Janeiro, a UNIRIO aprovou a suspensão do calendário letivo da graduação no último dia 27; e que, na UFRRJ, o Conselho Superior suspendeu as aulas no dia seguinte à deflagração da greve docente, que teve início no dia 23 de maio, e marcou reunião extraordinária no dia 6 de junho para debater a suspensão do calendário. 



Comments


bottom of page