top of page
Buscar
  • Foto do escritorSINTUFF

CEPEx encaminha propostas de alteração e de suspensão do Calendário Acadêmico às Câmaras Especializadas

Atualizado: há 4 dias

Por Lara Abib

Da Redação da ADUFF

Pela suspensão do Calendário Acadêmico, os Comandos de Greve da ADUFF, do DCE-UFF e do DCE se reuniram presencialmente, na tarde desta quarta-feira (15), para acompanhar a transmissão ao vivo da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal Fluminense. 


No espaço - consultivo e deliberativo para ações e políticas institucionais referentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade -, conselheiros dos três segmentos defenderam que a suspensão do Calendário Escolar e Administrativo é importante para garantir o direito à greve na UFF, deliberado legitimamente nos fóruns de cada segmento.


Frisaram ainda que outras universidades, como a UFAL, a UFLA, a UFOP e a UFV já aprovaram a suspensão do calendário, como parte da luta da Educação Federal em greve por recomposição orçamentária e salarial das instituições de ensino superior. A própria UFF, na greve de 2012, aprovou a suspensão do calendário, a partir de indicação do Conselho Universitário (CUV).


Defenderam também a importância de garantir aos e às estudantes a reposição das aulas após o encerramento do movimento grevista, além de um calendário único, sem que estudantes sejam pressionados a frequentar aulas dadas por docentes que não aderiram à greve.


Na reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPEx) desta quarta-feira (15), duas minutas de projeto de resolução diferentes foram apresentadas.


Uma que defende a suspensão dos calendários Escolar e Administrativo do ano letivo de 2024, encaminhada ao CEPEx pelo conselheiro suplente, Carlos Augusto Aguilar Jr., que integra o Comando Local de Greve (CLG) da Aduff.


Outra apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação, na figura do pró-reitor Jose Walkimar De Mesquita Carneiro, que defende alterações no calendário acadêmico ao final do período letivo, com rediscussão de prazos e datas limites diversas, além de itens como a reabertura imediata do prazo para cancelamento de disciplinas e trancamento de matricula.


Com o argumento de dar segurança ao processo decisório de conselheiros e conselheiras, o reitor da Universidade, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, propôs o encaminhamento de ambas as minutas de projeto de resolução para as Câmaras Especializadas da UFF, o que foi acatado pelos proponentes. Na próxima reunião do CEPEx, no dia 29 de maio, após a devolutiva das Câmaras, será debatido o mérito das duas minutas apresentadas na reunião de 15 de maio.

Comments


bottom of page