Buscar
  • SINTUFF

Assembleia em outubro definirá datas do IX CONSINTUFF


Foto: Zulmair Rocha

A coordenação do sindicato, em sua reunião ordinária (26/8) debateu o calendário relativo ao IX Congresso do SINTUFF e aprovou uma proposta a ser encaminhada para Assembleia Geral. No intuito de não coincidir com a realização das eleições gerais no país e estados, a direção do sindicato aprovou em sua reunião indicar as datas de 31 de novembro e 1 de dezembro para a realização do IX Congresso do SINTUFF. A proposta ainda deverá ser apresentada, debatida e aprovada em Assembleia Geral, a ser realizada durante o mês de outubro.


Confira a proposta indicada pela Coordenação do SINTUFF para a Assembleia:


Assembleia: a ser marcada pela coordenação para o mês de outubro.

Indicativo de Inscrição ou Eleição de delegados ao Congresso: 31 de outubro a 25 de novembro.

Congresso do SINTUFF: 30 de novembro e 1 de dezembro.”


Qual a função do IX CONSINTUFF?


Segundo o Art.12 do Estatuto do SINTUFF “O Congresso é a instância máxima de deliberação do SINTUFF e poderá ser constituído por todos os sindicalizados ou por delegados eleitos nas Assembleias das Delegacias, exclusivamente para a realização deste evento”. Ainda conforme o Parágrafo Único desse mesmo artigo, “A Coordenação Executiva e/ou Conselho de Delegados propõem e a Assembleia Geral aprova a convocatória de Congresso e define a forma de constituição do mesmo.


São atribuições do Congresso do SINTUFF, definidas pelo Estatuto do sindicato:


“I - definir o plano de ação anual do SINTUFF, as metas de trabalho sindical e as linhas gerais de ação;

Il - decidir, em última instância, sobre recursos interpostos de decisões de outros organismos do SINTUFF;

III - decidir sobre modificações do Estatuto do SINTUFF, quando este ponto constar explicitamente na pauta de convocação do Congresso;

IV - Decidir, em última instância, sobre a exclusão de sindicalizados, ou aplicação de outras sanções, de acordo com o que regulamenta este estatuto, quando este ponto constar explicitamente na pauta de convocação do Congresso;

V - Decidir sobre a filiação ou desfiliação a entidades ou centrais sindicais, quando este ponto constar explicitamente na pauta de convocação do Congresso.

VI - Quando convocada para este fim, ou por exigência legal, poderá instalar-se durante o Congresso do SINTUFF a Assembleia Geral Estatutária, com o único objetivo de alterar o Estatuto do SINTUFF.”