Argentina: Pela libertação de Rubén “Pollo” Sobrero, dirigente ferroviário combativo
- SINTUFF
- 30 de set. de 2011
- 1 min de leitura
Na manhã da sexta feira, dia 30 de setembro, foi detido o dirigente sindical argentino Rubén “Pollo” Sobrero, dirigente ferroviário combativo da linha metropolitana Sarmiento. Com a falsa acusação de “incendiar trens” nas estações Ciudadela e Haedo da província de Buenos Aires. Sobrero é presidente do Comité de Delegados da linha Sarmiento, reconhecido lutador na defesa dos trabalhadores ferroviários contra a privatização da empresa TAB e opositor aos dirigentes burocráticos da Unión Ferroviária.
Foi detido também Leonardo Portoreal, que não trabalha há anos na linha ferroviária, fato que demonstra a falsidade das acusações.
Assembleias dos trabalhadores da linha Sarmiento resolveram iniciar uma greve exigindo a imediata libertação de Sobrero y Portoreal e chamam a mais ampla solidariedade em defesa dos companheiros lutadores.
Esta medida é parte da política do governo de Cristina Kirchner e a empresa TBA de criminalização dos movimentos. Sobrero e outros dirigentes combativos ferroviários já tinham sido acusados e absolvidos em outras ocasiões por causas similares.
Chamamos à solidariedade internacional para conseguir a liberdade imediata de Rubén Sobrero y de Leonardo Portoreal. Chamamos às organizações sindicais, política, estudantis e de direitos humanos do mundo a repudiar este fato e a unir-se neste reclamo pela libertação dos trabalhadores injustamente detidos e acusados na Argentina.
UIT-CI (Unidad Internacional de Trabajadores-Cuarta Internacional)
30 de setembro de 2011
O Sintuff recebeu esta nota dos trabalhadores argentinos. Desde já a Coordenação do Sintuff se solidariza com os companheiros detidos e denuncia a política de criminalização dos movimentos do governo argentino.
Comments